< Voltar

Dois vereadores “trocam de cor” nas eleições de 2024

Publicada dia 27/08/2024 às 10:50:32

dois-vereadores-trocam-de-cor-nas-eleicoes-de-2024

Giovana Dal Posso


No momento do registro da candidatura, é necessário informar diversas informações sobre o candidato, inclusive a  cor, que é feita através da autodeclaração do candidato. Neste ano, dos vereadores eleitos que buscam conquistar novamente uma cadeira, dois “mudaram” de cor nos últimos dois anos: Lourival do Raio X (REPUBLICANOS) e Juninho Souza (UNIÃO BRASIL).

Em 2016 e 2020, quando concorreu às eleições, Lourival se auto declarou branco, mas, em 2024, passou a se identificar como pardo. Em contato com a redação do Atual, ele explicou que foi informado que suas declarações anteriores estavam erradas, já que havia sido informado que pessoas brancas são “praticamente loiras”: “Foi falado pra mim que estava errado a primeira. Eu não sou branco e eu sou pardo. Mas sei lá eu. Só mudei esse ano porque eu fui perguntar,  porque branco é o loiro praticamente”. 

Já Juninho se auto declarou pardo em 2016, branco em 2020, e preto em 2024. Em contato com o vereador, ele disse não saber o porquê disso, já que sempre se declarou como pardo. “Onde que eu sou branco?”, comentou o vereador. 

Este tipo de alteração no cadastro étnico-racial da Justiça Eleitoral dá ao candidato direito de usufruir das cotas eleitorais para candidatos negros. A legislação eleitoral conta com políticas afirmativas para aumentar o financiamento das candidaturas de negros. Com isso, a mudança na declaração de branco para negro pode eventualmente beneficiar o candidato e o seu partido.

Entre todos os candidatos em 2024, 92 (69%)  dos 134 se auto declararam brancos, 28 (31%), pardos, e 14 (10%), pretos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% da população se considera branca, 22,2%, parda, e 4,2% negra.