< Voltar

Candidatos assinam termo de compromisso sobre preservação do rio Pardo

Publicada dia 09/11/2020 às 10:36:38

Divulgação

candidatos-assinam-termo-de-compromisso-sobre-preservacao-do-rio-pardo


Representantes do Movimento Rio Pardo Vivo e da ONG Rio Pardo Vivo elaboraram um Termo de Compromisso de Defesa do Rio Pardo para ser assinado pelos candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade. A iniciativa tem como objetivo garantir que os novos governantes do município se mantenham fieis às premissas de defesa e preservação que têm sido observadas pelos chefes do Executivo do município desde 2012, quando a cidade se viu às voltas com tentativas da construção de três barragens em pontos do Rio Pardo dentro de sua área territorial.

O documento elenca medidas com vistas à preservação e integridade da importante fonte de abastecimento de água do município: preservação das condições atuais do rio dentro do município, considerando a manutenção de suas matas ciliares nativas e seu volume de águas. Análise efetiva sobre qualquer projeto proposto ao município que possa interferir no atual fluxo e vazão de água por toda a extensão do rio Pardo. Análise detalhada, incluindo acompanhamento de movimentos de defesa e questionamentos jurídicos, de toda e qualquer proposta e projeto de implantação de represamento do rio Pardo dentro do município, seja para quais finalidades forem, incluindo geração de energia e abastecimento de água. Promoção e apoio a ações de defesa da preservação do rio Pardo e de sua integridade física, de modo que esta fonte natural de água se mantenha capaz suprir as demandas de abastecimento das áreas urbana e rural do município. Respeito à condição de patrimônio cultural e ambiental que o Rio Pardo representa para o município, liderando, contribuindo e apoiando movimentos em sua defesa. Aproveitamento do potencial turístico do rio Pardo dentro do município de modo que a comunidade se beneficie de suas águas e margens seguindo normas e procedimentos que garantam sua integridade física e patrimonial.

O candidato a prefeito Murilo Sala, acompanhado de seu candidato a vice, Maurício Cury, foi o primeiro a assinar o termo, na manhã de ontem, dia 6. Pela tarde o candidato Luciano Severo, mesmo hospitalizado assinou o documento que foi entregue candidata a vice-prefeita Adriana Piga, a mesma também assinou. Também pela tarde o termo foi assinado pelo candidato a prefeito Diego Singolani e seu candidato vice Edvaldo Godoy.

Para colher as assinaturas, estiveram presentes Luiz Carlos Cavalchuki, presidente e fundador da ONG Rio Pardo Vivo; José Sanches Marin e Flávia Rocha Manfrin, membros do Movimento pelo Rio Pardo Vivo.