Jornal Atual
< Voltar

Vazamento expõe 13 mil documentos de 227 milhões de brasileiros

Publicada dia 29/07/2021 às 11:55:56

Reprodução

vazamento-expoe-13-mil-documentos-de-227-milhoes-de-brasileiros


Fotos de 13 mil documentos como RGs, CPFs e CNHs, além de dados de 227 milhões de brasileiros, foram colocados à venda em um fórum por dois cibercriminosos. De acordo com a empresa de cibersegurança Syhunt, em relatório enviado ao TecMundo, apenas a amostra possui dados de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Segundo a empresa de segurança, duas postagens realizadas em um conhecido fórum — recentemente palco das últimas “descobertas” no cibercrime — pelos usuários “YZK” e “Sr_Siriguejo” colocam à venda dois vazamentos distintos:

  • O primeiro envolve as fotos de 13 mil documentos como RG, CPF e CNH, além de um número não revelado de cartões de crédito em um pacote de 1,2 GB
  • O segundo usuário oferta 37,7 GB de dados, “incluindo o nome das mães de 227 milhões de brasileiros, além de vazar o nome das mães de 2 milhões e meio de brasileiros como amostra grátis”, afirma a Syhunt

Sobre as 13 mil fotos de RGs, CPFs e CNHs, ainda não é possível especificar uma data que indique quando essas informações foram obtidas, afirma a Syhunt. Contudo, analisando as imagens, é possível perceber que elas provavelmente se tratam de algum tipo de autenticação. Ou seja: esses documentos estavam no banco de dados de algum aplicativo que exigia foto com documento para o cadastro inicial.

Algum aplicativo, infelizmente, é vago. Mas serviços que exigem foto com documento para cadastro, normalmente, são bancários — ou emissões de certificados digitais e validações remotas. Mesmo assim, ainda não é possível precisar o local do vazamento.

A venda dos documentos foi fixada em US$ 300, cerca de R$ 1.534 na cotação atual da moeda.