< Voltar

Santa Cruz sedia encontro estadual de produtores rurais

Publicada dia 24/07/2025 às 15:53:16

santa-cruz-sedia-encontro-estadual-de-produtores-rurais


Santa Cruz do Rio Pardo foi palco de um importante encontro do setor agropecuário nesta sexta-feira, 11 de julho. A partir das 10h, o Silo Romalure recebeu produtores rurais de todo o estado de São Paulo, além de lideranças políticas e representantes do agronegócio, para um evento que promete fortalecer os laços regionais e estaduais do setor.

Entre as autoridades confirmadas estão o Secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Piai Filizzola, e o Deputado Estadual Ricardo Madalena. A programação inclui bate-papos, troca de experiências e momentos de networking entre os participantes. O objetivo é ampliar o diálogo entre os produtores e os agentes responsáveis pela formulação de políticas públicas, além de apresentar as pautas e demandas específicas da região de Santa Cruz.

O encontro reuniu centenas de pessoas, entre produtores, prefeitos, jornalistas e representantes do Executivo. Além das falas do prefeito Otacílio Assis e do deputado Ricardo Madalena, o secretário Guilherme Piai destacou os desafios do agro paulista e a importância da escuta ativa ao produtor rural.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que tem intensificado as ações de incentivo ao setor agropecuário. Na véspera do evento, o prefeito Otacílio Assis recebeu o empresário Rogério Ferrari para discutir projetos voltados ao fortalecimento da agricultura local. Durante o encontro, foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de Lei Complementar que propõe declarar de utilidade pública a APROSOJA SÃO PAULO – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo.

A proposta também prevê a concessão do direito real de uso de um imóvel público à entidade, o que deve ampliar sua atuação em Santa Cruz do Rio Pardo e beneficiar diretamente os produtores locais com capacitações, suporte técnico e defesa de interesses do setor.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural, as culturas de soja e milho representam hoje 39,43% do Produto Interno Bruto do município, consolidando o agronegócio como um dos principais pilares da economia local. Não por acaso, Santa Cruz ocupa a 83ª posição no ranking dos municípios mais prósperos do Brasil no setor agropecuário.

Reconhecida no Mapa de Organizações da Sociedade Civil do IPEA, a APROSOJA SÃO PAULO é a única entidade representativa da produção de soja e milho em nível estadual e tem atuação focada no desenvolvimento técnico, na formação de políticas públicas e na valorização do produtor rural.