< Voltar

Preços de presentes sobem abaixo da inflação, aponta FecomercioSP

Publicada dia 26/12/2024 às 15:36:36

precos-de-presentes-sobem-abaixo-da-inflacao-aponta-fecomerciosp


Um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgado na última quarta-feira, 18, revelou que os preços de itens tradicionais para presentear no Natal estão subindo abaixo da inflação. Enquanto o índice geral de preços acumulou alta de 4,77% até novembro de 2024, o custo médio dos presentes aumentou apenas 2,15% em comparação com o mês de dezembro de 2023.

A pesquisa considerou 50 itens populares, como brinquedos, eletrônicos, flores, livros, sapatos e roupas. Entre os destaques, os tênis registraram alta de 1,88% no ano, e as bermudas, 0,76%. Já produtos como camisas infantis (-0,34%), bicicletas (-3,93%) e brinquedos (-4,46%) apresentaram redução nos preços.

Apenas 12 dos itens pesquisados tiveram aumento acima da inflação. Os produtos que mais subiram de preço foram flores naturais (15,9%), joias (13,7%), ar-condicionado (11%), livros não didáticos (9,7%) e saias (6,98%). Em contrapartida, as maiores quedas foram registradas nos brinquedos (-4,4%), aparelhos telefônicos (-4%), bicicletas (-3,9%), máquinas de lavar roupas (-2,6%) e refrigeradores (-2%).

Segundo a FecomercioSP, o cenário econômico atual favorece o setor varejista. “Trata-se de uma conjuntura ideal para o comércio brasileiro, que encerra o ano com uma taxa de desemprego baixa, de 6,2% no trimestre encerrado em outubro, e uma massa de rendimentos em alta. Além disso, o crédito disponível, especialmente via cartões, e as diversas formas de pagamento, como parcelamento e Pix, criam um ambiente propício para vendas aquecidas no final do ano”, destacou a entidade em nota.

A expectativa é que o período natalino, aliado à estabilidade de preços, impulsione o desempenho do comércio neste fim de ano, beneficiando tanto os consumidores quanto os lojistas.