< Voltar

Pra que serve o ácido derramado no Distrito Industrial?

Publicada dia 07/10/2021 às 13:57:00

Renan Alves

pra-que-serve-o-acido-derramado-no-distrito-industrial-

Renan Alves


Hoje pela manhã, 7, um caminhão contendo 15 mil litros de ácido tombou na entrada do Distrito Industrial de Santa Cruz do Rio Pardo e a via segue interditada até o momento.

No local estão presentes a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Secretaria do Meio Ambiente, o empresário que comprou a carga e até a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O material está sendo retirado com aplicação de uma camada de pó de serra e novas nuvens amarelas voltaram a subir na região.

O motorista e o auxiliar foram presos pela Polícia Civil por crime ao meio ambiente e os advogados de defesa já estão presentes na Central de Polícia Judiciária. Os dois serão soltos mediante fiança de R$ 4 mil.

A Secretaria de Saúde pede que quem passou pelo local se atente a qualquer sintoma e procure uma Unidade de Saúde.

Atualização 19h13

Exames apresentados pela CETESB e confirmados pela empresa no início desta noite mostram que na verdade o caminhão continha ácido nítrico e cloreto de ferro, muito utilizados para a produção de fertilizantes.

Os dois produtos possuem menores impactos na natureza. A carga estava sendo enviada para a empresa Convivium.

Atualização 21h37

A CETESB enviou para a reportagem uma nota sobre o ocorrido, leia na íntegra:


A CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo atendeu hoje,  07/10,  uma ocorrência envolvendo um caminhão que transportava ácido nítrico em 15 IBCs (invólucros plásticos) - totalizando cerca de 20 mil quilos - , e cloreto férrico, em 17 bombonas - com um total de 510 kg. A carga tinha como destino uma unidade de fabricação de fertilizantes líquidos localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz do Rio Pardo.

Com o tombamento do caminhão, muitas embalagens foram avariadas, resultando no vazamento de aproximadamente 13 mil quilos de ácido nítrico e 250 quilos de cloreto férrico, na pista e na margem da rodovia  - Estrada Vicinal Plácido Lorenzetti, que dá acesso à cidade-. 

Uma empresa especializada em emergência ambiental, contratada pela transportadora, se encontra no local realizando o transbordo da carga não atingida e promovendo a absorção do produto vazado com serragem e  bagaço de cana-de-açúcar fornecido por uma usina da região. 

Os resíduos contaminados serão acondicionados em tambores e encaminhados para destinação final ambientalmente adequada. Posteriormente, será realizada a lavagem da pista e recolhimento dos líquidos contaminados.

Em função da ação emergencial realizada, os produtos não atingiram cursos d'água ou provocaram maiores danos ambientais, até o momento.

A CETESB continuará a monitorar a situação amanhã, 08/10 , até a conclusão dos trabalhos.