Inauguração da unidade feminina de Sodrélia acolhe mulheres que querem vida nova
Tiffany Pancas
A Fazenda da Esperança São Domingos de Gusmão, localizada no Distrito de Sodrélia, em Santa do Rio Pardo, inaugurou uma unidade feminina para mulheres que buscam uma nova vida fora das drogas e da depressão, sábado, 16, às 16h, com uma missa realizada pelo Bispo Dom Salvador Paruzzo e pelo frei Hans Stapel.
A Fazenda da Esperança faz parte de vários lugares do mundo, como Alemanha, Filipinas, França, Colômbia, e o Brasil. No estado de São Paulo ainda não havia nenhuma Fazenda voltada para mulheres, apenas para homens em Piraju. Desta forma resolveram construir com ajuda dos dominicanos e voluntários a unidade feminina.
Esse projeto de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, teve início no dia 3 de maio deste ano, e hoje acolhe oito mulheres e duas crianças. Aceitam pessoas do Brasil inteiro, desde que envie uma carta pedindo ajuda, faça os exames médicos solicitados e se tudo ocorrer bem, marca-se o dia da chegada à unidade.
Atualmente a Fazenda da Esperança tem um grupo composto por aproximadamente 20 voluntárias que colaboram para arrecadar contribuições, além das próprias mulheres desenvolverem atividades para ajudar a manter o local funcionando. As atividades são divididas entre elas como, cuidar da casa, cuidar da horta, fazer tapetes, pães e artesanatos.
Esses trabalhos são desenvolvidos e enviados para as famílias que ajudam a vender alguns produtos e todo lucro arrecadado é enviado novamente para a unidade. “Existem também pessoas de fora que ajudam como podem, com comida ou roupa, o que vale é a intenção”, disse Magpulong Jamaica, uma das voluntárias.
Magpulong Jamaica nasceu nas Filipinas e passou pelo mesmo caso em que essas mulheres se encontram hoje. Através da Fazenda Esperança conseguiu se recuperar e em 2013 recebeu um convite para ajudar mulheres no Brasil que enfrentam o mundo das drogas.
Hoje Magpulong Jamaica é a responsável pela unidade feminina de Sodrélia e afirma que já conseguiu notar uma grande diferença no comportamento destas mulheres. “Elas se sentem mais valorizadas, mais bonitas e felizes, além de perceber uma grande diferença física, pois essas mulheres começam a ganhar peso.”
Para procurar ajuda ou ser uma voluntária da Fazenda da Esperança São Domingos de Gusmão, a interessada pode entrar em contato com a responsável Magpulong Jamaica, através dos dados abaixo:
Rua Rafael Basílio, nº 155 – Distrito de Sodrélia – CEP: 18910-000 – SCR Pardo/SP. Fone: (14)998961808 – Magpulong Jamaica – e-mail: santacruzdoriopardo.f@fazenda.org.br
