Gripe Canina é doença respiratória comum entre cães
Thaís Balielo
O médico veterinário Kaio Sérgio da Venda explicou que entre as doenças respiratórias de cães, a mais comum é a gripe canina. A doença na verdade é chamada de traqueobronquite infecciosa canina, ou tosse dos canis.
A doença é causada por uma bactéria ou um conjunto de agentes: Bordetella bronchiseptica, vírus da cinomose, e pelo vírus da Parainfluenza canina. Com maior prevalência da Bortodella bronchiseptica.
Kaio lembra que dois em cada 10 animais acometidos pela doença não irão apresentar sintomas. “Ela é autoimune limitante, ou seja, animais com a imunidade em perfeitas condições podem não apresentar sintomas mesmo contaminados com a doença”, afirma.
Os sintomas da doença são: tosse contínua (que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos), coriza/corrimento nasal, espirros, febre, letargia e falta de apetite. “O tratamento é providenciado pelo médico veterinário, que é o único competente para identificar as necessidades e melhor tratar seu cão. Ele pode incluir antibióticos, medicações para febre, analgésicos, antitussígenos, dentre outros”, diz.
Segundo Kaio, a prevenção é feita através da vacinação, que pode iniciar-se a partir dos quatro meses de vida com duas doses iniciais, e manutenção do reforço anual.
Geralmente o prognóstico da doença é bom, podendo ser grave em animais idosos e filhotes ou em animais que fazem tratamento contínuo com medicações que interferem na eficiência imunológica, podendo agravar o quadro para pneumonia e até mesmo a morte.
