< Voltar

Cursos técnicos oferecem qualificação e abrem portas para o mercado de trabalho

Publicada dia 14/11/2022 às 12:51:31

cursos-tecnicos-oferecem-qualificacao-e-abrem-portas-para-o-mercado-de-trabalho


Cada vez mais o mercado de trabalho pede a profissionalização de seus empregados - e são através dos cursos técnicos que muitas pessoas a alcançam. Gustavo Zacura, coordenador de curso na Escola Técnica Estadual (ETEC) Orlando Quagliato, de Santa Cruz do Rio Pardo, explica que esse fato se dá pela duração curta e focada do curso na qual o aluno consegue absorver tanto a área prática quanto a teórica da área escolhida. 

“Ele faz essa parte prática, e isso facilita preparar o aluno para o mercado de trabalho”, explica. “Então esse preparo é o diferencial e por ser de curta duração vai estar preparando o aluno o mais rápido possível, para atender aquela lacuna que a indústria vai estar apresentando”. 

De acordo com o coordenador, o número de alunos que saem da Etec com emprego “é de se orgulhar''. “Nós temos uma parceria de jovem aprendiz, então o aluno que está cursando um curso técnico consegue o estágio em determinadas empresas. Na indústria são muitos efetivados, temos vários casos de alunos que começaram nesse tipo de situação e foram efetivados na dentro da empresa com promoção”, conta. 

Sobre o perfil do aluno, Gustavo explica que, excluindo o curso de Enfermagem, todos os outros cursos técnicos oferecidos pela escola têm como requisito que o estudante tenha apenas o primeiro ano do ensino médio completo. “É comum ali alunos que estão fazendo segundo ano ingressarem no curso técnico e ao final do terceiro ano estão concluindo o ensino médio, e de repente dando preparo para estar iniciando uma faculdade, e como também já tem um diploma por técnico, para estar é ingressando no mercado de trabalho, de repente conseguem um emprego e conseguem estar até bancando sua faculdade”, conclui.

Serviço

Do dia 20 de outubro até às 15 horas do dia 18 de novembro, estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato preencha a ficha de inscrição a partir do site www.vestibulinhoetec.com.br e pague a taxa no valor de R$33,00.