< Voltar

Como a pimenta inspirou profissional a vender tortas caseiras

Publicada dia 29/01/2021 às 11:17:37

Thaís Balielo

como-a-pimenta-inspirou-profissional-a-vender-tortas-caseiras

Thaís Balielo


Josiane Aparecida da Silva Gazzola, 39, abandonou o emprego de 12 anos como caixa em uma loja de departamento para apostar na cozinha. Montou a empresa Sabor e Requinte para vender tortas caseiras há dois anos. Ela conta que sempre gostou de cozinhar, mas nunca imaginou que um dia isso iria se tornar sua profissão. Inicialmente apenas com encomendas de amigos e familiares, hoje Josiane já vende seus produtos nos mercados da cidade e pretende expandir o negócio.

Tudo começou quando estava grávida do segundo filho e se encantou com um molho de pimenta biquinho em um restaurante que estava com a família. “Gostei muito e levei um pote para a casa. Depois de um tempo, quando já tinha ganhado bebê fui fazer uma torta e resolvi adicionar a pimenta. O sabor ficou muito diferente e todos gostaram muito”.

Quando voltou a trabalhar, após a licença maternidade, percebeu que o comércio seria complicado para ela com dois filhos. Queria mais tempo com eles e resolveu se demitir. Teve a ideia de fazer alguma comida para vender e lembrou-se da torta com a pimenta biquinho. A pimenta se tornou sua marca registrada e é adicionada em todos os sabores de suas tortas salgadas. Como é uma pimenta suave e colocada em poucas quantidades, ela garante que o sabor agrada até mesmo que não gosta de pimenta.

Começou a vender por encomendas, em algumas lanchonetes e em festas de aniversário. Ainda era a massa de liquidificador, depois que mudou a receita para a tradicional “massa podre” de torta e o sucesso aumentou.

Josiane gosta de decorar suas tortas. Ela faz corações, estrelas, e faz tortas temáticas por encomenda. “Acredito que primeiro a gente come com os olhos”, diz. Ela construiu uma cozinha dentro das normas da vigilância em sua casa e vinha aumentando suas vendas. Então, chamou uma engenheira de alimentos para lhe auxiliar a poder também vender as tortas congeladas. Com a pandemia e com o fechamento das lanchonetes por um tempo, chegou a parar de fazer as tortas, mas logo os clientes pediram e conseguiu mais portas em mercados, açougues e posto de gasolina.

Em datas especiais ela vende muito das tortas grandes sob encomenda. Após a pandemia passou a fazer tortas doces (de morango e de maçã) e escondidinhos congelados.

 

Receita

Cheesecake de frutas vermelhas

Ingredientes

300g de cream cheese;
300g de creme de leite fresco;
1 colher de sopa de açúcar refinado;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1/2 caixinha de pudim sabor baunilha ou 200 g de creme de confeiteiro;
1/2 pacotinho de gelatina sem sabor;
1 pacote de biscoito maisena;
100g de manteiga ou margarina.

 

Modo de preparo

Triture o biscoito no liquidificador, passe para um bowl de cerâmica e coloque a manteiga. Misture bem até virar uma farofa. Forre o fundo de uma forma e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, durante 10 minutos. Prepare o pudim conforme instruções da caixa e deixe esfriando. Na batedeira, bata o creme de leite fresco, com a ½ colher de sopa de açúcar em ponto de chantilly mole e reserve. Na batedeira, também bata o cream cheese com a 1/2 xícara de açúcar e a essência de baunilha, até virar um creme. Acrescente a gelatina hidratada e derretida, em seguida coloque o pudim ou o creme de confeiteiro e bata tudo até virar uma mistura homogênea. Despeje o chantilly e misture delicadamente até misturar bem. Coloque esse creme na forma e leve à geladeira. Desenforme e sirva gelado com a geleia de morango, numa forma de cerâmica ampla.

Ingredientes para geleia de morango

1 caixinha de morango;
1 caixinha de framboesa;
1 caixinha de mirtilo;
1 xicara de açúcar;
2 limões;
1 xícara de cachaça.

Modo de preparo

Em uma panela da Ceraflame coloque o morango, a framboesa, o mirtilo, o açúcar e a cachaça. Quando o morango estiver quase todo dissolvido, acrescente o suco do limão, mexa um pouco e desligue o fogo. Passe essa geleia em uma peneira para ficar lisinha.