< Voltar

Com uma década de atendimentos, UMMES mantém gestão do SAMU

Publicada dia 10/11/2023 às 20:43:17

com-uma-decada-de-atendimentos-ummes-mantem-gestao-do-samu


Após uma decisão conjunta dos municípios que compõem o sistema regional do SAMU 192 - Regional, a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) continuará exercendo a gestão do serviço, enquanto o município de Ourinhos optou, por conta própria, deixar a Regional para administrar seu próprio serviço municipal.

A decisão da em manter a gestão do SAMU foi deliberada através de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), que foi composta pelos gestores e técnicos da saúde dos municípios que compõem a Regional do SAMU. Em uma segunda reunião, foi decidido que a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo irá assumir a regulação do serviço de atendimento a partir do dia 1º de janeiro de 2024. O parecer de Ourinhos em deixar a Regional se deu em virtude da audiência de conciliação realizada no dia 26 de outubro,  através do Tribunal de Justiça, para tratarem a respeito da gestão do serviço. 

10 anos do SAMU

Recentemente, o SAMU Regional completou 10 anos, com aproximadamente 220 atendimentos de urgência e emergência. O serviço presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas, com equipes compostas por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, e diversos outros profissionais capacitados para atendimento especializado.

Além disso, o SAMU também participa de diversas campanhas buscando conscientizar a população, como o caso da simulação de acidente que ocorreu em maio, no município santa-cruzense. Atualmente, são 11 os municípios que compõem a região - Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Timburi, Óleo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Espírito Santo do Turvo e Santa Cruz do Rio Pardo.