< Voltar

Barbeiro sírio escolhe Santa Cruz como novo lar e recomeça profissão no Brasil

Publicada dia 06/05/2023 às 16:20:24

barbeiro-sirio-escolhe-santa-cruz-como-novo-lar-e-recomeca-profissao-no-brasil


Em março, os santa-cruzenses ganharam um novo profissional no ramo da barbearia - Hanna Belouny chegou à cidade, vindo da Síria, há cerca de um mês e meio. Em entrevista, ele conta que escolheu o município por conta de sua família, que mora no Brasil há cerca de oito anos. Sua mãe é dona do restaurante Siriana, conhecido na cidade pela tradicional comida árabe, e sua irmã atua como professora de inglês.

Hanna explica que chegou a trabalhar no Líbano e na Síria, onde morava na capital do país, Damasco, conhecida como uma das cidades mais antigas do mundo, antes de embarcar para as terras brasileiras. Além de estar mais perto dos parentes, as condições que o país se encontra foi um fator decisivo para escolher partir. “O povo Sírio e Libanês se tornaram os povos famintos. Há desabrigados e não há segurança naquele país que foi destruído durante todos esses anos. Enfrentamos muitos perigos e até a morte”, explica. 

O país vive um conflito de quase 12 anos, se iniciando em meio a uma onda de manifestações e protestos contra governos autoritários em todo o mundo árabe. As manifestações pacíficas inicialmente exigiam reformas políticas e econômicas, mas logo evoluíram para uma guerra civil violenta que dividiu o país - em março de 2011, o governo sírio respondeu a protestos pacíficos com repressão violenta, o que provocou a indignação da população que exigiu a renúncia do presidente Bashar al-Assad, que está a frente do país de forma ditatorial desde 2000. A família al-Assad comanda a Síria desde a década de 1970. Neste ano, o país foi atingido por um terremoto de magnitude 7,8. Considerado como um dos piores do século XXI, ele deixou pelo menos 50 mil mortos e 214 mil prédios desabados. 

No município santa-cruzense, ele decidiu continuar trabalhando como barbeiro, profissão que exercia em seu país natal. Ele relata estar gostando e se adaptando muito bem aos novos ares: “Santa Cruz é uma cidade maravilhosa e seu povo, maravilhoso. Respeito todo o Brasil pela recepção maravilhosa. Obrigado Brasil, obrigado Santa Cruz”, finaliza.