< Voltar

Aplicativo de transporte começa a operar em Santa Cruz

Publicada dia 29/11/2019 às 11:37:42

Diego de Marchi

aplicativo-de-transporte-comeca-a-operar-em-santa-cruz


O aplicativo de transportes Uber, sucesso no Brasil e nos Estados Unidos, iniciou sua operação em Santa Cruz do Rio Pardo. Usuários do serviço encontraram os primeiros carros do aplicativo em operação na cidade na última segunda-feira, 18. O app funciona ainda com uma frota pequena de veículos.

No site oficial da empresa, Santa Cruz ainda não está listada entre as cidades com o serviço disponível. No entanto, pelo aplicativo já é possível solicitar e conferir os valores de uma corrida. Por exemplo, uma viagem da Avenida Tiradentes, na altura do numero 300 até a Escola SESI Hercílio Lorenzetti 260, na manhã de quarta-feira, 20, custou R$ 6,58.

Eduardo Alves de Mira, representante comercial, trabalha como motorista da Uber há 20 dias em Santa Cruz, e ficou surpreso quando soube que o serviço de transportes chegou ao município. "Eu fiquei sabendo através de um cliente que eu fui atender no Posto Cruzadão, e ele me disse que tinha Uber na região de Ourinhos e Assis (SP), daí entrei em contato com um amigo meu de Bauru, pois lá tem um escritório do app e, logo em seguida, me confirmou a existência do aplicativo na cidade”, explica.

De acordo com Eduardo, sendo um dos primeiros motoristas em Santa Cruz, já realizou 224 viagens em Santa Cruz e região, em um período de 20 dias. O motorista fica disponível quase todos os dias, das 18 horas às 00 horas. Aos fins de semana, Eduardo fica disponível sempre no fim da tarde. "O que falta para ter mais carros disponíveis é a divulgação e o cadastramento de novos motoristas na empresa. Assim, o número de carros será maior, e a qualquer momento do dia o usuário vai poder solicitar o transporte", explica. Eduardo não aceitou ser fotografado pela nossa reportagem, com medo de represálias por parte da indústria de táxis.

O preço muito abaixo do tradicional táxi gera debate quanto a viabilidade da Uber. Em muitas cidades brasileiras, o aplicativo foi proibido por conta disso, em outras, o seu uso foi permitido somente depois da regulamentação de uma lei municipal específica para a atividade, algo ainda não existente no município.

Além da Uber, outros aplicativos de prestação de serviço também são esperados pelos santa-cruzenses. A 99, outro aplicativo de viagem, conhecido por ser ainda mais barato que a Uber, é um exemplo. Porém, esta empresa ainda não conta com carros disponíveis.

Desde que chegou ao Brasil em 2014, a Uber tem transformado o modo como as pessoas se movimentam pelos centros urbanos. Há 5 anos, era inimaginável a ideia de que em pouco tempo não seria mais necessário ter um carro no Brasil. Somando todas, já foram 2,6 bilhões de viagens realizadas no Brasil e 17 bilhões de quilômetros rodados no País. O Brasil é o segundo maior mercado da Uber, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em vez de funcionários assalariados, os profissionais são pagos pelos consumidores pela realização de um trabalho específico. As plataformas argumentam que não empregam quem presta o serviço, apenas conectam clientes com pessoas que desejam ganhar dinheiro.

História

A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano, onde foi inaugurado pela modelo brasileira Alessandra Ambrósio. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte receber o Uber, em setembro de 2014.

Em janeiro de 2016 o Uber começou a operar em Campinas, sendo a primeira cidade do interior a receber esse serviço, seguida pela Baixada Santista que opera desde fevereiro de 2016. No dia 9 de março de 2018 o serviço chegou até as duas principais cidades do centro-oeste paulista Bauru e Marília. E, em 16 de julho de 2019 na cidade de Ourinhos.