< Voltar

Através da corrida, atleta representa Santa Cruz em competições

Publicada dia 22/08/2023 às 18:29:57

atraves-da-corrida-atleta-representa-santa-cruz-em-competicoes

Giovana Dal Posso


Praticar um exercício físico é fundamental para manter corpo e mente saudáveis - há quase 10 anos, a corrida foi escolhida pelo santa-cruzense Eduardo José Fernandes. Na época, começou como um hobby, ele já praticava outros esportes e se juntou ao grupo “Santa Cruz Runners”. 

“Eram poucas pessoas que participavam. Na época, a gente se encontrava duas vezes na semana para fazer os treinos. Fui em algumas provas em 2014, 2015 e 2016 e peguei pódios na categoria. Depois parei de correr e comecei a fazer Crossfit, e jogava futebol aos finais de semana”, conta. Com a pandemia, e as academias fechadas, ele voltou a correr, treinando todos os dias. 

“Fazia treinamentos funcionais com o Coach Basa, os treinos  eram bastante intensos, fui vendo que estava evoluindo na corrida. Eu pensava ‘não vejo a hora das provas voltarem para ver como estou’, porque quem treinar quer competir. O bom da corrida são as provas, que sempre você quer superar”. Em outubro de 2021, após saber de uma prova de 6 km realizada em Ribeirão do Sul, decidiu se inscrever, alcançando o décimo colocado na classificação geral e quarto lugar em sua categoria. 

De lá até os dias de hoje ele seguiu competindo, e atualmente uma ou duas vezes por mês. “Com a Graça de Deus, estou conseguindo subir em todas as provas no pódio: ou no geral ou na categoria. Neste final de semana que passou participei da Tem Running, na cidade de Bauru, umas das melhores provas da região, com atletas de alto nível. Fui o nono colocado no geral, e fiquei na terceiro colocado na categoria”, completa.  Eduardo  treina todos os dias às cinco da manhã, e quando não consegue, diz que quase fica louco.

Hoje, o atleta conta com alguns patrocinadores, que auxiliam os custos das competições. “Uma coisa eu tenho certeza: toda corrida é uma nova aventura e uma nova história. Vencer é uma mistura de luta, esforço , otimismo e não desistir nunca”, finaliza.