< Voltar

Álbum da Copa vira febre entre todas as idades

Publicada dia 14/09/2022 às 11:26:47

album-da-copa-vira-febre-entre-todas-as-idades


O futebol é um esporte que une milhões de brasileiros todos os dias, e em ano de Copa do Mundo as coisas não poderiam ser diferentes. O evento que acontece de 4 em 4 anos é sempre marcado por muita expectativa e tradição. Neste ano, quem irá sediar a Copa é o Catar, e por conta das altas temperaturas registradas no meio do ano, data em que costuma acontecer os jogos, o período foi remanejado para novembro. 

Quem pensa que isso desanimou os brasileiros, se engana. Uma tradição que sempre marca presença nos anos da Copa são os álbuns de figurinhas. A cada ano que passa, mais e mais pessoas se interessam em virar colecionadores e completá-lo.

Esse é o caso do veterinário Guilherme Zaia, que em poucas semanas após o lançamento do álbum, já completou o seu. "Eu sempre gostei de colecionar, sempre tive álbuns de figurinhas da Copa do Mundo”, explica. Ele coleciona álbuns desde 2002.

Para conseguir completar tão rápido, ele já havia deixado o álbum e alguns pacotes de figurinhas encomendados antes de começar as vendas. "No primeiro momento, eu encomendei certa quantia de figurinhas e assim que chegou eu já peguei, baixei o aplicativo no celular, e já fui conferindo vendo as repetidas”, conta. A Panini, que é responsável pelo álbum, lançou também aplicativos de celular para que os colecionadores pudessem se organizar melhor com suas figurinhas.  Segundo Guilherme, ele gastou de 500 a 550 reais em figurinhas.

No dia 29 de agosto, o veterinário completou o álbum. De acordo com ele, uma das coisas que o ajudou a completar foi a troca de figurinhas, prática comum entre os colecionadores. As trocas foram realizadas tanto online, por meio do WhatsApp, quanto presencialmente, as trocas de figurinhas realizadas por Carlos, dono da Banca do Jabá, que fica na Praça dos Expedicionários. “A princípio eu consegui uma quantidade boa nas compras, e depois eu só fui trocando, não comprei mais”, explica.

Uma das novidades deste ano são as “figurinhas raras”, cromos extras que foram lançados para serem colecionados. Elas variam desde imagens especiais, como o logo dos patrocinadores da Copa, até versões diferentes das figurinhas de craques do futebol, como Messi e Neymar. O veterinário encontrou ao todo 6 desses cromos, sendo que um deles está avaliado entre 500 a 800 reais na internet.

Ao todo, são 80 cromos especiais de jogadores, divididos por variações de cores: bordô, bronze, prata e ouro, sendo esta última a mais rara. Para achá-las, é necessário sorte, já que serão distribuídas aleatoriamente dentro dos pacotes. Na internet, existem diversos vídeos que supostamente mostram como encontrar essas figurinhas especiais. Alguns dizem que pelo peso ou pelo nome que vem no pacote é possível identificar, mas nada foi confirmado.

Carlos Henrique Orlando, é proprietário da Banca do Jabá, lugar conhecido entre os colecionadores. Em sua 9ª Copa, ele promove os encontros de trocas de figurinhas, além de realizar a venda dos cromos e dos álbuns. Segundo ele, a procura para comprar está altíssima e maior em comparação às últimas edições, e os eventos de trocas chegam a dar 100 pessoas.

Segundo ele, a febre dos álbuns só está começando e deve continuar pelos próximos meses. Ainda, em sua opinião, muitos irão completar o álbum, visto que as figurinhas não estão vindo muito repetidas e os grupos de trocas facilitam muito.