Jornal Atual
< Voltar

Y soy rebelde: RBD retorna aos palcos com uma legião de fãs

Publicada dia 23/02/2023 às 11:52:31

y-soy-rebelde-rbd-retorna-aos-palcos-com-uma-legiao-de-fas

Giovana Dal Posso


Quem viveu nos anos 2000 com certeza acompanhou a vida de Mia, Miguel, Roberta, Diego, Lupita e Giovani no Elite Way School, que apesar de serem completamente diferentes, se unem pelo amor a música, dando origem a banda RBD. Se o enredo te pareceu familiar, então você deve ter sido uma das milhões de pessoas que acompanhavam uma das maiores novelas mexicanas, Rebelde, com seus mais de 400 episódios, que conquistou fãs no mundo inteiro.

Sendo uma das maiores febres latinas da época, um dos pontos fortes de seu sucesso era a forma que se comunicava com o público jovem, falando sobre assuntos considerados tabus na época. Como a internet ainda não estava popularizada como atualmente, muitos adolescentes viam nas telinhas problemas e situações que por muitas vezes também eram presentes em seu dia a dia. A febre foi tanta que a banda da novela acabou indo parar na vida real, com a realização de diversas turnês, se apresentando por diversas vezes no Brasil. Após alguns anos, o grupo decidiu que era hora de se separar e seguirem caminhos diferentes.

Após um reencontro em 2021 que aconteceu por meio de uma live, cada vez mais e mais notícias sobre o possível retorno do grupo começaram a ser veiculadas – e foi quase 15 anos depois, em janeiro deste ano, que um anúncio levou os fãs a loucura: com a turnê “Soy Rebelde”, cinco dos seis integrantes da banda original voltariam aos palcos uma última vez para uma despedida definitiva.

Com shows em mais de 25 cidades na América Latina, a banda fará quatro apresentações no Brasil, sendo uma no Rio de Janeiro e três em São Paulo. Na última cidade, a demanda foi tanta que no plano de originalmente duas apresentações, foi adicionado um terceiro show na capital paulista.

Se haviam dúvidas se o RBD continuava forte nos corações dos fãs, elas foram sanadas quando os ingressos foram abertos para a venda, já que em questões de minutos eles já estavam esgotados. Uma das fãs sortudas que conseguiu comprar foi a santa-cruzense Camila Malanche, que assim como muitos outros jovens na época, conheceu a banda em 2005, por conta de sua transmissão no SBT.

O amor era tanto que em 2006 ela até conseguiu ir a um dos shows do grupo no país, e descreve a experiência como uma aventura. “Eu tinha acabado de completar 18 anos e na época foi uma loucura porque meus pais não queriam que eu fosse, mas comprei o ingresso escondido da minha mãe, consegui uma carona até São Paulo e fui com duas amigas. Fomos um dia antes e dormimos na fila. Foi a primeira ‘aventura’ da minha vida, e apesar de ter ficado bem longe do palco foi uma experiência maravilhosa, além de ter sido o primeiro show que fui na vida, foi inesquecível”.

Em novembro desse ano, Camila retornará a São Paulo para rever a banda no dia 18, mas com muito sacrifício para conseguir comprar o ingresso. “Foi muito difícil comprar, na primeira venda eu não consegui e foi uma decepção, com dez minutos já estavam todos esgotados”, conta. “Mas nessa segunda vez eu estava sentindo que daria certo, comprei o meu e da minha amiga, que também foi comigo no show de 2006. Quando consegui comprar chorei de emoção, gritava, pulava, e fui correndo ligar pra contar, porque ela mora a 1500 km daqui e estava trabalhando. Ficamos as duas chorando no telefone, meu marido filmou minha reação na hora que consegui, postei no Instagram e recebi muitas mensagens de pessoas dizendo que se emocionaram com o vídeo”.

Sobre as expectativas, Camila explica que são as maiores possíveis. “Nós fãs esperamos muito tempo por esse retorno e sabemos que é um momento único. Espero curtir muito, com direito a dormir na fila, ficar horas cantando as músicas com os outros fãs que estarão lá. Tenho certeza que será um dia mágico e mesmo com 34 anos hoje, casada e mãe, sentirei a mesma emoção de 16 anos atrás”, finaliza.