Jornal Atual
< Voltar

Sítio do Pica Pau Amarelo volta a Bernardino de Campos

Publicada dia 20/09/2022 às 15:55:44

sitio-do-pica-pau-amarelo-volta-a-bernardino-de-campos

Giovana Dal Posso


Entre os dias 1 e 6 de outubro, a cidade de Bernardino de Campos irá receber novamente, o Sítio do Pica Pau Amarelo. A obra de Monteiro Lobato é conhecida por ser lar de personagens como a boneca Emília, as crianças Pedrinho e Narizinho, o Visconde de Sabugosa, a Cuca e o Saci. 

A experiência é realizada pelas irmãs e empresárias Fabíola Corrêa e Gal Corrêa, que decidiram trazer para o interior o mundo encantado de Monteiro Lobato. O principal objetivo do projeto é homenagear sua mãe e professora Zoraide Simeão Corrêa, que era professora. Segundo as filhas, ela se encantava com os contos e histórias da literatura brasileira e sempre incentivava a leitura.

De acordo com Gal, o propósito do espetáculo é “proporcionar a crianças de todas as idades, em especial de 2 até 12 anos, uma experiência rica em aprendizagem inspirado na cultura brasileira para ajudar no seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo”. 

Entre os objetivos pedagógicos do espetáculo, estão a valorização da leitura e do meio ambiente, além da oportunidade de explorar a cultura caipira e trabalhar com o folclore brasileiro. As crianças poderão experimentar o mundo de Monteiro Lobato por meio de brincadeiras com Emília e outros personagens do sítio, atividades corporativas monitoradas, histórias contadas pelos próprios personagens e contato com a natureza.

“As crianças têm a oportunidade de fazer parte dos nossos contos folclóricos e mágicos, sentem as emoções de poder tocar e falar com uma boneca de pano, sentem o frio na barriga ao encontrar e poder ver a Cuca, se encantam com as histórias contadas pelo Visconde de Sabugosa, se divertem com as travessuras do Saci e ainda podem saborear a delícia dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia, além de muita brincadeira com os nossos monitores e personagens”, conta a empresária.

Na visita, as crianças viverão uma história onde a personagem Emília resolve reformar a natureza, modificando tudo o que ela não concorda, causando um enorme desequilíbrio na natureza e revoltando os animais. Pedrinho então tem a ideia de fazer um feitiço para que as coisas voltem ao normal, mas o único problema é que alguns ingredientes só podem ser encontrados na fruta da Cuca. Para ajudar os personagens do Sítio a convencerem a boneca, as crianças irão passear por estações onde irão interagir e ouvir histórias de cada personagem.

Escolas e turmas interessadas poderão agendar as visitas antecipadamente através do número (14) 99799-3743, que estão marcadas para acontecer entre os dias três e seis de outubro. As famílias individuais também poderão visitar o local entre os dias um e dois de outubro, e os ingressos também devem ser comprados antecipadamente pelo mesmo contato. Não haverá venda de ingressos nos dias das apresentações.