Santa-cruzense aposta na escrita como forma de expressão

Aos 28 anos, a escritora santacruzense Isabela Mendes se prepara para lançar seu segundo livro, Essa sou eu tentando, no próximo dia 6 de junho. A obra reúne textos poéticos e reflexivos sobre temas cotidianos, como solidão, crescimento pessoal e desilusões amorosas. “É diferente de tudo que costumo escrever”, afirma a autora.
A paixão de Isabela pela escrita começou ainda na infância. “A escrita sempre foi meu refúgio e desde pequena, adorava imaginar e brincar com as palavras”, relembra. Seu primeiro texto marcante foi escrito na segunda série, durante uma atividade escolar. Desde então, nunca parou. “Escrevi meu primeiro livro com doze anos, uma espécie de fanfic, e também nunca mais parei depois”.
Seu livro de estreia, O Clube dos Ex-Melhores Amigos, é uma fantasia brasileira ambientada na Ilha do Mel, local que inspirou a história após uma visita em 2021. “Foi uma espécie de paixão à primeira vista”, conta. A narrativa envolve lendas do folclore nacional e quatro amigos que precisam superar o passado para enfrentar uma ameaça ancestral.
A decisão de publicar a obra veio em maio de 2024, incentivada por uma amiga que leu o manuscrito. A publicação foi feita de forma independente. “Não foi fácil fazer tudo sozinha – capa, diagramação e o lançamento – mas foi a realização de um sonho”, relata. O livro foi lançado inicialmente em dois volumes digitais na Amazon, mas recentemente ganhou versão física em volume único, disponível pela editora UICLAP.
Sobre a escolha de abordar o folclore brasileiro, Isabela explica: “Costumamos valorizar o que é de fora e não enxergamos a riqueza do nosso país. O folclore sempre foi muito presente na minha vida, então resolvi que ele também seria o coração do meu livro”.
Os leitores interessados podem encontrar O Clube dos Ex-Melhores Amigos em formato digital na Amazon e Kindle Unlimited, e em versão física no site da UICLAP. Essa sou eu tentando já está em pré-venda na Amazon e também terá versão física.