Jornal Atual
< Voltar

Projeto Kika Agbara realizará mostra de documentários para alunos do ensino médio

Publicada dia 25/07/2024 às 15:36:54

projeto-kika-agbara-realizara-mostra-de-documentarios-para-alunos-do-ensino-medio

Atual Lab


Nos dias 29 e 30 de julho, alunos do ensino médio de escolas estaduais santa-cruzenses assistirão a documentários que tratam sobre a cultura hip hop e seus elementos, através do projeto Kika Agbara: Deixando Rastros Negros. Será exibido o documentário "Os Quatro Elementos do Hip Hop", dirigido por João Gabriel Polizelli. 

Pedro de Andrade, idealizador do projeto, teve a ideia pensando em uma possibilidade de ampliação cultural para Santa Cruz. “Eu morei em muitos locais e países diferentes ao longo da minha vida e isso me fez perceber o quanto a cultura do ambiente que estamos envolvidos enriquece”, acrescenta.  “Sempre converso com minha irmã, sobre a importância de participarmos mais de projetos culturais, para aprender e propagar cultura para todos. Através dela, conheci o juny kp, que tem uma história de circulação por diversos países a partir da cultura hip-hop, e considerou que seria interessante, a partir da iniciativa do edital, oferecer para os jovens do ensino médio de Santa Cruz”.

Sobre a escolha do público alvo, Pedro também explica. “Eu estudei em escola pública. Por ter experimentado diversos espaços e países, trago comigo reflexões sobre a necessidade de democratização de espaços e saberes e combate ao racismo, à xenofobia, aos preconceitos de modo geral e de como posso contribuir, mesmo que pouco a pouco”.

Já a conexão de juny kp, que também está por trás do projeto Kika Agbara,  com o hip-hop se iniciou ainda nos anos 90. Em 1994, estreou como rapper no coletivo KINDERGARTEN PLAYGROUND, com hits independentes que criticavam o transporte público e o sistema educacional. Juny ganhou festivais em Santos e Rio Preto e participou do projeto municipal "Adote um Mural e Ganhe Dez Pixadores".