Jornal Atual
< Voltar

Praça volta a receber atrações neste sábado

Publicada dia 30/10/2021 às 11:55:25

praca-volta-a-receber-atracoes-neste-sabado


O espetáculo Maria Peregrina, com texto de Luis Alberto de Abreu, montagem da Associação Cultural Soarte, será apresentado em Santa Cruz do Rio Pardo, no sábado, 30, às 20h30, na Praça Deputado Leônidas Camarinha. Este será a primeira atração na praça após o início da pandemia do coronavírus. A Prefeitura informou que, em caso de chuva, o espetáculo será realizado no salão da ACE (Associação Comercial e Empresarial). O uso de máscara também continua sendo obrigatório.

A peça conta a história de um romeiro a caminho de Aparecida que encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar quem ela é. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída.

As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.

Diretor da peça, Leandro Faria, explicou que o grupo retomou as apresentações presenciais neste mês e já se apresentaram em oito cidades da região, faltando apenas Santa Cruz no dia 30 e Ourinhos no dia 31.

O projeto “Maria Peregrina” foi contemplado no edital Proac 2020 “Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro”, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo.

A peça teatral apresenta características do teatro popular, com referências como a Folia de Reis e aborda o universo cultural do interior do estado de São Paulo. É um espetáculo que traz na sua dramaturgia momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão.

Histórico

A Associação Cultural Soarte iniciou suas atividades na cidade de Ourinhos em 1993. Até o ano de 2008 o grupo foi dirigido por Sérgio Nunes Faria, e, após sua morte, passou a ser dirigido pelo diretor e ator Leandro Faria. O grupo já viajou para sete estados do país, se apresentando em mais de cem cidades. Durante sua trajetória de 28 anos de teatro, a Soarte já realizou muitos projetos culturais e participou de mostras e festivais teatrais. Em 2018 a associação foi contemplada como Ponto de Cultura, no edital de chamamento e seleção para premiação de iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo