Jornal Atual
< Voltar

Papai Noel à uva passa: Historiadora explica origens dos símbolos do Natal

Publicada dia 20/12/2022 às 13:09:20

papai-noel-a-uva-passa-historiadora-explica-origens-dos-simbolos-do-natal


Árvores, guirlandas e o Papai Noel são símbolos recorrentes que vem em nossas cabeças quando falamos do Natal. Mas você sabe qual o significado desses e de outros símbolos? Paula Tainar de Souza é historiadora e explica que a forma conhecemos a data atualmente é mescla das celebrações dos povos ancestrais da Europa com o cristianismo.

Ela relata que os povos ancestrais do hemisfério norte cultuavam a natureza, e o solstício de inverno era um momento difícil devido aos poucos recursos. Após este período, acreditava-se que era o renascimento do sol. Esta chegada era muito celebrada, porque trazia novamente a luz e o calor, que é vital para o ser humano. “Por volta de 300 anos d.C, quanto o Imperador romano Constantino se converteu ao cristianismo e legalizou seus cultos, aconteceu uma mescla nas tradições que ganharam novas simbologias cristãs. Mas a festividade se consolidou apenas no século VI, quando ficou conhecida como Natal do Senhor”, esclarece.

Sobre a árvore de natal Paula explica que na mitologia dos povos germânicos, por exemplo, algumas árvores eram cultuadas porque representavam a vida e a fertilidade, já que mesmo durante climas muito frios o abeto, que é um tipo de pinheiro, permanece verde: “É um ponto que pode explicar a presença da árvore de natal nas celebrações, que está viva mesmo em momentos difíceis.”

Já a história do Papai Noel possui inúmeras versões na literatura. “Em geral é compreendido como a fusão de dois personagens históricos: São Nicolau e Father Christmas, que representam a generosidade e festividade. São Nicolau foi um bispo grego que viveu no Império Romano e devido aos seus grandes feitos e caridades, foi canonizado e se tornou Santo. Father Christmas, Papai Noel, é uma lenda britânica que personifica a generosidade, fartura e celebrações natalinas neste personagem em contraposição a tristeza, miséria e ausência de festas”, esclarece a historiadora.

A troca de presentes, além de associada com o dia de São Nicolau, também se referência com a visita dos três reis magos que levaram ouro, incenso e mirra de presente para Jesus Cristo no dia do seu nascimento. 

Por fim, Paula conta que até a polêmica uva passa no arroz pode ter sua origem em alguma tradição: “Depois de décadas ou até mesmo séculos, alguns significados permanecem, porque o costume e o símbolo carregam uma egrégora. Mas, outros não sabemos de imediato porque são seguidos, como é o caso da polêmica uva passa no arroz, que muitos amam e outros odeiam. As frutas secas são comuns em países de inverno rigoroso, já que após a colheita, que acontecia mais ou menos em setembro, era preciso secar as frutas para conseguir armazená-las por mais tempo e ser possível usar na ceia. Após estes povos virem para o Brasil, acabam trazendo este costume, que foi incorporado nas nossas celebrações de Natal.”