Jornal Atual
< Voltar

Leônidas realiza sua primeira mostra cultural

Publicada dia 29/11/2022 às 18:58:58

leonidas-realiza-sua-primeira-mostra-cultural

Giovana Dal Posso


No dia 11 de novembro, sexta-feira, a Escola Estadual Leônidas do Amaral Vieira realizou sua primeira mostra cultural intitulada "Autoafirmação da Cultura Brasileira”. O evento foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Adriana Gisele Estevão Mazini, em parceria com o professor de Artes, Luiz Vanderley. 

A mostra cultural teve como temas centrais duas grandes comemorações deste ano: o Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 de setembro, e o Centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. Ambos os eventos, do ponto de vista da literatura, são acontecimentos que colaboraram para auto afirmar a cultura brasileira.

Ao todo, foram exibidos na escola apresentações de teatro, danças, exposição de telas com releituras de obras conhecidas, quadro vivo com os próprios alunos atuando, intervenções sobre reciclagens e trabalhos envolvendo todas as disciplinas por meio do protagonismo juvenil.

Segundo Ana Flávia, professora da escola, desse modo foi possível trabalhar a temática da auto afirmação da cultura brasileira. “Todos os docentes da escola propuseram aos alunos trabalhos em suas áreas e o resultado foi incrível: teatro e dança sobre o papel do indígena como herói nacional no Romantismo, releituras de obras regionalistas do Modernismo Brasileiro, exposição de Tangram e Origamis explorando conceitos matemáticos, releituras de obras de arte, móbiles com poemas concretos de autoria dos próprios alunos, espaço sensorial promovendo reflexão sobre a inclusão, além de salas que tratavam fatos históricos como a política do “café com leite” e outras histórias sobre a independência do Brasil, abordando importantes nomes de nosso processo de independência”, explica.

Segundo os idealizadores do evento, a mostra cultural só foi um sucesso porque houve um envolvimento coletivo de toda a equipe: gestão, professores e, principalmente, dos alunos que se dedicaram na realização dos trabalhos que foram desenvolvidos durante todo o ano letivo para culminar na mostra cultural. A escola continuou com as exposições abertas até o dia 18 de novembro, sexta-feira.