Jornal Atual
< Voltar

Argentino faz malabares no Brasil há 10 anos

Publicada dia 09/11/2021 às 09:40:42

argentino-faz-malabares-no-brasil-ha-10-anos


O artista de rua argentino, Jesus Benjamin Ullman, 30, mora em Santa Cruz há dois anos e se apresentava muito na cidade de Ourinhos, até uma lei aprovada pelos vereadores o impedir de realizar seu trabalho. Então ele tem se apresentado mais nesta cidade e viaja para algumas outras da região para fazer seu espetáculo nos faróis.

Jesus veio da Argentina para o Brasil aos 19 anos com o sonho de explorar novos locais. Ele já sabia fazer malabarismos e se apresentar com fogo em seu país, onde chegou a trabalhar em circo. Sua apresentação varia entre malabares com fogo e com facões, sempre se equilibrando sobre um monociclo alto.

Ele nasceu na Argentina, no Sul de Buenos Aires. Quando se mudou para o Brasil, morou oito anos em Jundiaí com uma amiga. Como ela tinha familiares em Santa Cruz resolveram se mudar para fugir da violência da cidade grande que já estavam sentindo.

Jesus argumenta que as apresentações com facões e com fogo são as que dão mais dinheiro por chamar a atenção. Na cidade de Jundiaí também houve uma proibição parecida com a de Ourinhos, mas a defensoria pública agiu e liberou os artistas, se baseando na Constituição Federal. No entanto, ele acabou desistindo de ficar na cidade, pois os semáforos estavam sendo disputados por usuários de drogas e ele escolheu uma cidade menor para trabalhar.

“Em Ourinhos estava muito bom para trabalhar. Pessoas queridas, gostam do nosso trabalho e colaboram, mas agora esta lei está impedindo de trabalhar. Santa Cruz também é muito boa, mas o problema de trabalhar em cidade pequena é que começam a passar as mesmas pessoas no semáforo e não tem como contribuir toda vez”, lamenta.