< Voltar

Em busca do rosto perfeito

Publicada dia 07/08/2020 às 11:26:26

Arquivo Pessoal

em-busca-do-rosto-perfeito

Diego Singolani


Maçãs do rosto salientes, queixo pronunciado, lábios com volume idêntico e até covinhas na bochecha. Já é possível possuir estes traços - símbolos de beleza para os padrões estéticos atuais - sem depender exclusivamente da genética. A harmonização facial, técnica que reúne diferentes procedimentos, tem sido o tratamento mais adotado por celebridades e anônimos para atenuar os sinais de envelhecimento e “redesenhar” a expressividade do rosto. O Atual conversou sobre o tema com a especialista Fernanda Berges Bento, que há cinco anos trabalha com harmonização facial e foi responsável por trazer o procedimento para Santa Cruz do Rio Pardo em 2018. Fernanda é graduada em odontologia desde 2003 e tem diversas formações no Brasil e no exterior, incluindo cursos na Universidade de Harvard e no Miami Anatomical Research Center (M.A.R.C. Institute), nos Estados Unidos. Confira os principais trechos da entrevista:

Atual - O que é a harmonização facial e qual seu objetivo?

Fernanda Bento - É um conjunto de procedimentos estéticos, em geral, não cirúrgicos, que promovem a melhora na harmonia e, consequentemente, beleza da face. É uma nova tendência no mundo da estética, utilizada para rejuvenescimento, na qual o profissional não prioriza o tratamento isolado das rugas, mas uma melhora das proporções do rosto. Usamos  o mapeamento facial feito com base na teoria grega chamada de Proporção Áurea. A ideia então é realçar a beleza de cada paciente, destacando os pontos favoráveis e suavizando ou corrigindo os pontos desarmônicos. 

Atual - Quais os principais procedimentos realizados em uma harmonização facial?

Fernanda Bento - O primeiro passo é uma análise criteriosa da face, sendo possível determinar o plano de tratamento para cada paciente. A aplicação desse conceito inclui a realização de técnicas de preenchimento com Ácido Hialurônico e MD Codes. Através delas, é possível realizar um mapeamento de pontos de sustentação da face. Podem ser aplicadas técnicas utilizando Lifting Facial com fios de ácido polilático ou PDO (Polidioxanona), Botox,  bioestimuladores de colágeno (Radiesse), Bichectomia (para o afinamento do rosto) e Skinbooster (hidratação injetável).

Atual - A técnica é mais procurada por mulheres ou por homens? Quais as principais diferenças nas harmonizações feminina e masculina?

Fernanda Bento - A técnica ainda é mais procurada por mulheres, muito embora a procura por homens tenha aumentado significativamente. Os procedimentos são basicamente os mesmos, o que muda na realização em um rosto masculino é que procuramos ressaltar características masculinas, tornando-os mais proeminentes, rosto mais quadrado e com ângulos mais evidentes. Pontos específicos costumam ser ressaltados como a mandíbula, mento (queixo), nariz (rinomodelação), lábios (quantidades mínimas) e correção de olheiras, assim como o Botox, sendo este imprescindível. Já para as mulheres o preenchimento labial é bastante procurado para proporcionar uma aparência mais jovial e sexy, assim como os preenchimentos das bochechas (Top Model Look),  do “Bigode Chinês” e rugas da “Marionete”. Ainda há grande demanda para os bioestimuladores de colágeno, os quais minimizam (e previnem) a flacidez e elasticidade da pele. 

Atual - A harmonização facial pode substituir uma cirurgia plástica?

Fernanda Bento - Penso que a harmonização facial e cirurgia plástica são procedimentos diferentes e não devemos pensar no fator comparação. Para cada um deles existem as devidas indicações. A grande vantagem da harmonização facial é que ela nos proporciona o gerenciamento do envelhecimento, ou seja, com procedimentos menos invasivos e sem cortes, evitamos o “derretimento facial”. Quero dizer, envelhecer é inevitável! Mas por que não envelhecer com qualidade, com rosto estruturado, com uma pele “cheia” de colágeno e sem os sinais indesejáveis do envelhecimento?