< Voltar

Prefeitura quer beneficiar quem proteger meio ambiente

Publicada dia 24/08/2019 às 12:18:06

Renan Alves

prefeitura-quer-beneficiar-quem-proteger-meio-ambiente


A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo quer beneficiar qualquer pessoa que realizar ações que protejam áreas ambientais, principalmente pequenos produtores rurais. A ideia foi formalizada através de um projeto de lei que deverá ser votado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira, 26.

O Programa Ambiental de Pagamento por Serviços Ambientais prevê que a prefeitura remunere quem conservar, recuperar ou melhorar recursos ambientais. Apesar de a lei prever que o beneficiado possa receber valores monetários, o secretário de Meio Ambiente afirmou que o projeto será voltado em ceder materiais e recursos. “A ideia é fornecer mudas, adubos, cercas e insumos. Não podemos dar dinheiro para ninguém, apesar de existir uma fiscalização, nunca é certeza que o serviço será realizado”, destacou.

Segundo Massoca, a lei é uma exigência do projeto Município Verde e Azul. “Se vamos colocar em prática ou não, dependemos da demanda e dos recursos. O trâmite será fazer cadastros para quem não tem nascentes recuperadas, por exemplo. Por enquanto vamos estudar para depois começar a cadastrar pessoas e projetos e analisar demandas”, explicou.

Entre as ações que podem receber ajuda estão a preservação de nascentes, reflorestamentos e cuidados com áreas de preservação ambiental. “A ideia é colaborar com pequenos produtores que precisem de ajuda”, finalizou.