< Voltar

Centro Integrado do Autista será implantado em Santa Cruz

Publicada dia 07/10/2019 às 13:18:21

Renan Alves

centro-integrado-do-autista-sera-implantado-em-santa-cruz


Santa Cruz do Rio Pardo ganhará um Centro Integrado do Autista. O projeto deve receber uma verba de R$ 250 mil para implantação do sistema que funcionará na escola Mércia Scucuglia Saleme, que será fechada.

A verba destinada deverá ser votada pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira, 07. O Centro Integrado do Autista (CIA) funcionará para trabalhar intervenções interdisciplinares para o atendimento de munícipes com autismo.

O Centro foi solicitado por pais e familiares de autistas. Rogério Aparecido Oliveira da Silva, pai de Helena do Nascimento da Silva, 6 anos, foi um dos responsáveis pelo pedido. “Eu descobri que minha filha tem autismo faz 3 anos. Eu a levo no Posto de Saúde toda segunda-feira para fonoaudiologia e terapia e muitas vezes precisei ir para outras cidades passar em neuropediatras. Eu sempre vi pessoas sofrendo muito para pagar essas consultas. Procurei outros pais e famílias, marquei uma reunião na Secretaria de Saúde e falei com alguns vereadores. A ideia foi crescendo e deu certo, já está funcionando e essa semana mesmo já passei em consultas nas instalações provisórias”, detalhou.

Segundo a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Desenvolvimento Social, Eliane Botelho, o Centro vai funcionar desde o diagnóstico até a intervenção. Atuará nas áreas de educação, saúde, encaminhamentos, triagens e contará com consultas de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas e neuropediatras. “Teremos ainda oficinas com monitoras e pedagogas e técnicos esportistas para atividades físicas”, comentou Botelho.

Na rádio, o prefeito Otacílio Assis (PSB) anunciou nessa sexta-feira, 04, que está recebendo mais R$ 200 mil em emendas do deputado Ricardo Madalena (PL) para aplicar no Centro Integrado do Autista.

Mércia será fechada

O prefeito Otacílio Assis (PSB) anunciou que para a implantação do Centro Integrado do Autista a Escola Municipal de Educação Infantil Mércia Scucuglia Saleme será fechada. Atualmente a escola atende dois primeiros anos ligados à escola Arnaldo Moraes Ribeiro no período da manhã, somando 43 alunos e uma sala de maternal 2 com 18 alunos no período da tarde.

Para 2020 os alunos serão transferidos para a Escola Sinharinha Camarinha, EMEI Pingo de Gente e EMEI Arco-íris. “Já faz alguns anos que não estávamos conseguindo preencher as vagas, tínhamos muitos alunos da área rural. O espaço tem capacidade para quatro salas, mas não existe procura, em 2018 e 2017, por exemplo, o espaço funcionava só no período da manhã”, explicou Renata Bozzo, diretora de educação.