< Voltar

Santa Cruz registra três casos da variante Delta

Publicada dia 11/09/2021 às 11:02:41

santa-cruz-registra-tres-casos-da-variante-delta

Diego Singolani / Diário Cidadão


O Grupo Diário Cidadão acabou de noticiar que o município de Santa Cruz do Rio Pardo notificou os primeiros casos de infecção pela variante Delta do coronavírus. A nova cepa foi identificada nas amostras de três pacientes que tiveram quadros leves de covid e que já cumpriram quarentena. A informação foi apurada pelo "Diário Cidadão” com fontes do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo e confirmada na manhã de hoje, 11, pela Secretaria Municipal de Saúde.

O resultado do sequenciamento genético de amostras aleatórias realizado pelo Instituto Butantan chegou na tarde de sexta-feira, 10, a Santa Cruz do Rio Pardo. Os três pacientes identificados com a nova cepa - todos recuperados da covid - já foram contatados pela Secretaria de Saúde. Um deles, que trabalha em outro município, ficou internado por dois dias na Santa Casa de Misericórdia com sintomas leves. Os outros dois - um casal - foram praticamente assintomáticos e relataram não ter feito nenhuma viagem recente, o que aumenta o alerta para a possível circulação comunitária do vírus na cidade. A Secretaria de Saúde, porém, ainda não concluiu a investigação sobre o histórico de deslocamento dos pacientes.

De acordo com dados do Governo do Estado atualizados até o dia 31 de agosto, os municípios da região de Bauru e Marília haviam registrado um total de 41 casos da Delta.

Estudos recentes vêm apontando que essa nova versão do coronavírus é muito mais transmissível, mas um relatório interno vazado do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), órgão ligado ao Departamento de Saúde dos EUA, chegou a novas constatações que preocupam as autoridades de saúde em todo o mundo.

O documento mostrou que a delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nos não vacinados em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.