< Voltar

Nutricionista quer estimular hábitos saudáveis nas pessoas

Publicada dia 18/05/2021 às 11:35:42

Pedro Figueira

nutricionista-quer-estimular-habitos-saudaveis-nas-pessoas

Thaís Balielo


Nutricionista há 14 anos, Ana Laura Saia Cavasini, conta que escolheu a profissão por influência da mãe que sempre gostou de cozinhar e pesquisar sobre os benefícios dos alimentos. Ela afirma que sua missão através da nutrição é estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis, simples e sem sofrimento para que elas conquistem um emagrecimento consciente e duradouro, tenham saúde física e mental, autoestima e uma qualidade de vida plena. A profissional contou um pouco de sua história e seu trabalho à reportagem.

Atual – Fale um pouco sobre sua profissão.

Ana Laura – A profissão nutrição me acompanhou em três cidades, nos diferentes estados que já morei: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já trabalhei como nutri em restaurante industrial, hospital, e atualmente sou nutricionista e especialista em emagrecimento na clínica We Care, faço atendimentos individuais presenciais e online com programa de emagrecimento ou sessão avulsa e grupos online.

Estou em constante aprimoramento para trazer sempre o melhor para quem me procura. Amo conhecer e compreender cada história, aprendo muito com cada um. Gosto de acompanhar de perto a transformação, para cuidar, fortalecer, aliviar e fazer a diferença na vida dessa pessoa.

Atual – Qual a diferença de um emagrecimento tradicional e um emagrecimento consciente?

Ana Laura – No emagrecimento tradicional, geralmente, são feitas dietas restritivas e treinos intensos. Tudo isso pode até proporcionar um emagrecimento, porém superficial, de fora para dentro. No primeiro deslize voltará a engordar, e a chance de cair em um efeito sanfona é muito grande.

O emagrecimento consciente aborda a nutrição comportamental. Um emagrecimento de dentro para fora, para pessoas que têm dificuldades em seguir uma reeducação alimentar, fazer exercícios físicos com prazer e se manter magra. Essa abordagem trata a raiz do problema e traz suporte para analisar pensamentos e emoções e como tudo isso se transforma em comportamentos.

O objetivo é estabelecer conexão da pessoa com o corpo dela, para ela entender e saber lidar com fome, vontades, saciedade e emoções em qualquer lugar. Ela deixa de ter a comida como o centro das atenções. Comendo o que tem na mesa de forma consciente, sem excessos e sem privação. Passa a viver de forma livre, com confiança, segurança, autoestima e amor próprio. E consegue emagrecer e manter o peso de forma leve.

Atual - É possível emagrecer sem sofrimento?

Ana Laura – Sim, sem sofrimento, sem sentimento de culpa e sem passar fome. Quando você entende o real significado do alimento, que é alimentar as nossas células e não “matar” fome emocional. Porque muitas vezes a comida é a válvula de escape contra emoções desconfortáveis.

Atual – Como funciona seu programa Magrissimamente?

Ana Laura - É um passo a passo para realizar um emagrecimento consciente e duradouro. Ele é dividido em fases, primeira fase é a clareza, como está a situação atual do paciente e aonde ele quer chegar, vamos trabalhar a raiz do problema, quebrando crenças limitantes que o impedem de ter o corpo desejado.

Na próxima fase ele terá um planejamento do seu emagrecimento, com um plano de ação e plano alimentar, elaborado de forma individual, de acordo com as necessidades, preferências alimentares, rotina e também a suplementação em cada fase. Acompanho os resultados e a manutenção.