< Voltar

Mitos e verdades sobre o emagrecimento

Publicada dia 01/11/2022 às 12:14:25

mitos-e-verdades-sobre-o-emagrecimento


Para muitos, a comida é uma grande vilã quando se fala sobre o emagrecimento. Atualmente, muitas dicas podem ser encontradas nos meios de comunicação e internet sobre práticas que auxiliam ou não na perda de peso. Mas será que todas elas são verdadeiras? Para saber as respostas o Atual conversou com a nutricionista Daiane Pegorer Darros sobre cinco fatos sobre o emagrecimento:

O único fator para a obesidade é o consumo de alimentos em excesso

Segundo ela, o consumo de alimentos em excesso não é o único fator para a obesidade, porém é a principal causa. “Temos várias causas para a obesidade como pouca atividade física, histórico familiar, alteração nos níveis dos hormônios que regulam o apetite, e doenças que causam obesidade, etc. Outra causa pode ser distúrbios emocionais, a perda de uma pessoa próxima ou de um emprego, uma notícia ruim pode levar a uma tristeza profunda ou até a depressão, o que favorece um mecanismo de recompensa o que favorece a um mecanismo de recompensa, porque comer é prazeroso. Então nesse ciclo do comer emocional, a alimentação fica fora de controle, causando a obesidade”, explica. Para ela, emagrecer tem mais a ver sobre o quanto e como a pessoa come, e enquanto o indivíduo não aprender a pensar diferente sobre a comida e se relacionar de forma saudável com os alimentos, o emagrecimento não poderá ser definitivo.

Alimentos integrais contêm menos calorias do que alimentos normais

Quando pegamos o exemplo do pão integral vs. o pão normal, Daiane explica que a diferença entre as calorias dos dois pães não é muito grande. “As pessoas precisam entender que não existem alimentos que engordam ou que emagrecem por si só. A alimentação deve ser avaliada por um todo, e não por um único alimento”, conta.

Comer carboidratos à noite engorda mais do que comer durante o dia

“Na realidade, deve-se escolher bem os tipos de carboidratos e distribuí-los ao longo do dia, não os deixando apenas para o momento noturno. Embora muitas pessoas tentem evitar o consumo de alimentos antes de dormir, pois acreditam que podem evitar as reservas de gorduras levando ao aumento de peso, nem sempre é verdade”, relata a nutricionista.

O essencial é saber escolher o que comer antes de dormir, escolhendo carboidratos leves e de fácil digestão, e com propriedades calmantes, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana e nozes.

Estresse e ansiedade contribuem para a obesidade

Eles podem contribuir para a obesidade, mas não é um fator determinante. Existem pessoas que quando passam por esse período de dificuldade, não comem. “Toda emoção não assumida ou não controlada, vira comida”, explica. Daiane conta que muitos pacientes chegam ao consultório com compulsão alimentar por conta de sentimentos de estresse.

Finalizando, Daiane conta que outras práticas que auxiliam no emagrecimento são a redução de estresse e ansiedade, através da realização meditações e práticas de hobbies para auxiliar as pessoas a acalmar a mente, o consumo ideal de água e ter uma boa qualidade de sono.