< Voltar

Julho Laranja traz campanha de tratamento ortodôntico precoce

Publicada dia 15/07/2022 às 13:37:47

julho-laranja-traz-campanha-de-tratamento-ortodontico-precoce


Desde 2019 foi criada a campanha Julho Laranja. A odontopediatra e ortodontista Mayra Salaro explicou que a campanha tem o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas sobre os cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas oclusais, especialmente para as crianças.

A ideia é incentivar a importância da primeira avaliação ortodôntica em crianças a partir dos 5 a 7 anos de idade com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da oclusão e, assim, prevenir ou tratar más oclusões de forma precoce.

Oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior.

Mayra explicou que com a consulta precoce já é possível avaliar se a criança tem algum problema oclusal e já consegue tratar. “Isso melhora muito o desenvolvimento da criança principalmente em respiração e fala e contribui com o futuro, em uma melhor posição dos dentes, um melhor crescimento facial, diminuindo a chance de tratamentos muitos complexos depois como cirúrgicos, e com extração de dentes”, diz.

A profissional enfatiza a importância de se tratar cedo. “Nesta fase são tratamentos ortopédicos, conseguimos direcionar crescimento ósseo com aparelhos preparados para isso. Muitos pais pensam que só pode colocar aparelho quando trocou todos os dentes. É importante para os pais saberem que pode sim e que existem aparelhos para cada idade. É muito importante este tratamento que contribui para a qualidade de vida da criança”, afirma.

Nesta faixa etária, Mayra explicou que é muito comum encontrar problema de mordida aberta (causada pela chupeta, dedo ou respiração bucal), mordida cruzada, e mordida cruzada anterior, são os problemas mais comuns, mas também pode encontrar problema de posição dentária que já pode ser tratado.

Além da busca pela consulta ortodôntica, é importante que a criança visite o dentista ainda no primeiro ano de vida. “Assim já conseguimos passar as orientações para os pais, do surgimento dos primeiros dentes, o que é normal sentir, como agir, já orientar a escovação e também dos hábitos de chupeta, mamadeira. A consulta de prevenção e profilaxia também é uma consulta de prevenção ortodôntica, porque manter os dentes saudáveis sem a presença de cárie também previne futuros problemas ortodônticos. Caries ou perder dente antes do tempo correto causa desequilíbrio na oclusão”, revela.

Mayra lamenta que esta cultura de levar as crianças logo cedo ao dentista não é muito comum. “Os pais costumam procurar o profissional quando tem algum problema, uma cárie, criança com dor. A prevenção ainda está muito difícil dos pais aderirem. A campanha tem este objetivo”, alega.