< Voltar

Jovens cheiram pó de corretivo para imitar uso de drogas

Publicada dia 26/04/2022 às 07:33:00

jovens-cheiram-po-de-corretivo-para-imitar-uso-de-drogas


De tempos em tempos surgem “trends” na internet que os jovens começam a seguir. A moda da vez surgiu com vídeos circulando nas redes sociais em que jovens cheiram pó de corretor líquido simulando o uso de cocaína. A prática já levou a expulsões, processos e à presença de policiais em colégios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A médica otorrinolaringologista Erika Fabiana Okada Spigariol alerta que esta prática pode acarretar uma irritação ou inflamação nas vias aéreas, nariz, laringe, traqueia, ou pulmão. “É algo que a gente não deve utilizar de forma nenhuma. Além da questão do dano físico, o significado do ato imitando o uso de droga, é outro problema”, afirma.

Erika lembra que os jovens são muito influenciados pela internet e pelos amigos, não apenas neste caso do corretivo, mas outros hábitos. Por isso ela se lembra da importância de pais e profissionais orientarem estes jovens e sempre estar atentos ao que eles estão consumindo nas redes.

A profissional explicou que o corretivo possui substâncias como oxido de titânio e etanol que podem ser prejudiciais quando inalados. “Essas partículas podem causar uma piora no quadro de rinite, sinusites, laringites e crises de asma. Pode ocasionar ardência nasal, e sangramentos. Já atendi paciente com irritação por ter inalado alguma substância irritante. O que fazemos é lavar com soro fisiológico e se surgir alguma doença como rinite, asma, sinusite, entrar com medicação específica”, revela.

Erika explicou ainda que o pó que inalamos pelo ar como da poeira e da poluição são atenuados por nossos pelos nasais e sistema de drenagem das vias aéreas, mas quando inalamos uma quantidade maior de qualquer pó, irá causar estes prejuízos.