< Voltar

Fisioterapia na terceira idade aumenta qualidade de vida

Publicada dia 21/10/2022 às 11:37:42

fisioterapia-na-terceira-idade-aumenta-qualidade-de-vida


Com o avanço da idade, é normal vivenciar diversas mudanças no corpo – mas envelhecer não é sinônimo e adoecer. Manter a autonomia e a independência ao realizar tarefas como andar, tomar banho, sentar, dirigir e se alimentar é de extrema importância aos idosos, tanto no bem estar físico quanto mental. Uma das formas de se manter ativo e alcançar esse objetivo é através da fisioterapia geriátrica.

De acordo com a fisioterapeuta Luana Monteiro, a fisioterapia na terceira idade traz diversos benefícios como manter e melhorar a força, promover independência, diminuir possíveis dores que o paciente possa ter, melhorar o equilíbrio e coordenação motora, preservar mobilidade e qualidade de vida.

Em comparação com a fisioterapia para adultos, Luana explica que existe sim uma diferença para idosos, já que na segunda se busca mais funcionalidade buscar treinar exercícios que simulem as atividades de vida diária, já que esses exercícios buscam promovem mais a independência, com treinos específicos para as queixas e dificuldades dos idosos.

A fisioterapeuta também explica a que todos idosos podem praticar a fisioterapia. “A fisioterapia é indicada para todos os idosos. É importante ele se movimentar com a orientação correta, o que vai mudar é a sua intensidade de pessoas a pessoa. Tem idosos que podem ser que precisem de exercícios mais passivos que é quando o fisioterapeuta o ajuda com o movimento, e pode ser que alguns idosos já sejam mais independentes, então ele vai ter uma maior variedade de exercícios e vai realizar exercícios mais ativos, que é quando o fisioterapeuta só orienta com comando verbal, mas não precisa ajudar ele a fazer a força”.

Em casos onde o paciente encontra dificuldade ou restrições para se movimentar, a fisioterapia pode sim ser realizada no domicílio, e segundo Luana, os resultados serão tão satisfatórios quanto os realizados em clínicas, já que o profissional consegue levar os aparelhos e instrumentos necessários.