< Voltar

Casos de dengue já chegam a 30 positivos

Publicada dia 20/04/2022 às 18:19:43

casos-de-dengue-ja-chegam-a-30-positivos


Como em toda região, os casos positivos e suspeitos de dengue vem crescendo nas ultimas semanas. Até o fechamento desta edição existiam 30 casos positivos e 104 suspeitos de dengue em Santa Cruz. Em janeiro deste ano a Secretaria de Saúde já ficou no modo alerta quando uma morte em investigação para diversas doenças acabou sendo confirmada como dengue.

A enfermeira, coordenadora da vigilância epidemiológica, Ana Carolina Mariano, explicou que a dengue é cíclica e que de tempos em tempos acontece aumentos nos casos. Em 2018 a cidade passou por uma epidemia de mais de 1.000 casos.

Ana Carolina conta que já estavam esperando um crescimento dos casos de dengue. “Percebemos o aumento na região e sabíamos que ia chegar aqui. Os primeiros casos sempre são importados, depois começa a transmitir dentro da cidade. Por mais que faça o pente fino sempre tem alguma casa com criadouro. O principal foco está dentro das residências. Ralos de quintal, uma gotinha de água parada é o que basta. Precisamos muito da parceria da população para que possamos parar as transmissões”, diz.

Os casos estão ainda concentrados em alguns bairros como Vila São Judas Tadeu, Jardim Eldorado, Cidade Jardim e João Piccin. “O trabalho dos agentes é fazer bloqueio no raio próximo à residência do paciente com suspeita. Após a avaliação dos locais e aplicação de larvicida, então a Sucen [Superintendência de Controle de Endemias] libera veneno para a nebulização na região do suspeito ou positivo. A chuva ainda atrapalhou terça e quarta-feira que não houve nebulização”, relata.