< Voltar

Bio High informa como a qualidade do sono pode afetar idosos

Publicada dia 03/03/2021 às 15:14:33

bio-high-informa-como-a-qualidade-do-sono-pode-afetar-idosos


Sabemos que o sono é uma etapa importante na nossa vida, quando crianças dormimos para repor nossas energias e nos desenvolvermos melhor. Quanto mais crescemos, mais diminuímos as horas de sono. Isso acontece porque quando adultos, temos mais responsabilidades, problemas, ansiedades e mais ocupações.

Porém, estudos comprovam que os idosos são os que têm mais problemas para dormir. Nessa fase da vida nosso sono fica mais leve e acabamos acordando mais vezes durante a noite.

Uma revista publicou uma pesquisa que indica que cerca de 45% dos idosos brasileiros têm problemas para dormir, principalmente depois dos 75 anos. Esse número abrange ainda mais as mulheres.

Alguns dos problemas que dificultam o sono nessa idade são:

Insônia:
Doenças cardíacas;
Obesidade;
Refluxos;
Doenças crônicas.

Os riscos de não se ter uma boa qualidade de sono atinge todas as idades, tantos os mais jovens quantos os idosos podem sofrer sérias consequências desse péssimo hábito.

Quando temos boas noites de sono podemos controlar doenças pré-existentes, fortalecemos nosso sistema imunológico, ficamos mais dispostos, bem humorados e protegemos nossa mente de esquecimentos e confusões mentais.

Se você faz parte desse grupo ou conhece alguém que faz, se atente às instruções contidas no infográfico a seguir.

Ele foi preparado pela equipe da BioHigh, com o intuito de te auxiliar nessa luta e contém informações básicas e de fácil entendimento.

Você mesmo pode melhorar a qualidade de seu sono de forma natural. Crie o hábito de se exercitar, ler, meditar, ter refeições equilibradas e evitar a cafeína em excesso.

Ao acordar, não enrole na cama, saia para tomar um sol. Isso pode te deixar desperto.

Uma boa dica é evitar cochilar durante o dia, isso pode fazer com que você demore mais para se sentir com sono.

À noite, busque comer alimentos leves e ingerir poucos líquidos, assim você garante que não ficará acordando diversas vezes.

Por mais difícil que seja, limpe sua mente antes de se deitar. Estar relaxado e tranquilo é o passo mais importante para induzir o sono.

Deixe seu quarto aconchegante e deite-se na hora certa. Tudo isso garantirá que você consiga dormir a quantidade necessária para o corpo ser restaurado.

Aproveite o melhor que a vida pode oferecer na velhice. Dormir bem te proporcionará inúmeros benefícios que te farão curtir de forma mais plena essa fase tão linda da vida.