Jornal Atual
< Voltar

Estufas são opções para cultivo sem agrotóxicos

Publicada dia 17/06/2021 às 11:03:13

estufas-sao-opcoes-para-cultivo-sem-agrotoxicos

Thaís Balielo


Cultivo protegido é aquele onde a cultura é plantada sob uma estrutura que garante certa proteção contra adversidades como o clima, pragas, doenças, para driblar problemas de solo na região e para facilitar a nutrição mineral das plantas. Com isso é possível produzir em qualquer época do ano, com bons resultados. 

O produtor Weliton Junior Gomes, 32, cultiva pimentões amarelos, vermelhos e verdes, e tomates italianos em estufas na cidade de Espírito Santo do Turvo. Sua família trabalha no ramo de estufas há 20 anos e ele seguiu os mesmos passos há dois anos. “Pode parecer clichê, mas o objetivo é levar produto de qualidade e menor valor para meus consumidores”, garante.

A maioria dos cultivos protegidos são realizados em estufas ou casas de vegetação que proporcionam ambientes necessários para o crescimento e produção das culturas. Nesses ambientes é possível controlar temperatura, umidade do ar, radiação, solo, vento e composição atmosférica.

Weliton utiliza a estufa para o cultivo fechado de seus produtos. Ele também cultiva tomates em campo aberto. Ele explicou que a maior vantagem da estufa é ter o controle e evitar as pragas sem uso de defensivos agrícolas. Apesar de ainda não ter o selo de produto orgânico, ele garante que seus alimentos são livres de agrotóxicos. “As pessoas buscam alimentos mais saudáveis cada vez mais hoje em dia e o nosso objetivo é atender este mercado”, afirma.

Ele explicou que a grande dificuldade da estufa é o alto custo de investimento inicial. No entanto, após o investimento feito, a produção nas estufas chega a ser mais barata, pois em campo é preciso mais defensivos que encarecem a produção. “A diferença é que o cultivo em estufa é protegido das chuvas, insetos, calor excessivo, ou geadas. Com isso, a produção é mais garantida. Com essa proteção naturalmente se produz mais”, diz.

Com menos ou nenhum agrotóxico, com água em quantidade correta, os frutos são produzidos em qualquer época do ano. “São produtos naturais, orgânicos. Com os insetos reduzidos fica muito mais fácil de controlar. Além disso, hoje existe uma linha muito grande de defensivos naturais”, pondera.

Weliton possui uma marca chamada Natu Alimentos onde vende o resultado do seu cultivo nas estufas. A maior parte de sua produção é comercializada no Ceasa em São Paulo. Cerca de 20% é vendido na região. O produto mais vendido na região é o tomate. Ele conta que seu produto tem o atrativo de estar disponível qualquer época do ano e ter uma qualidade diferenciada livre de agrotóxicos.