Jornal Atual
< Voltar

Estado promete vacinar todos adultos em 108 dias

Publicada dia 12/06/2021 às 10:39:06

estado-promete-vacinar-todos-adultos-em-108-dias


Sinônimo de esperança e de retomada da vida cotidiana, a vacina contra a covid-19 vai chegar mais cedo para a população geral de São Paulo. O governo do Estado anunciou esta semana a antecipação em 15 dias da imunização de todos os adultos sem comorbidades.

O primeiro grupo, dos que têm entre 55 e 59 anos, e que estava inicialmente previsto para receber a dose no dia 1º de julho, já será chamado aos postos a partir da próxima quarta-feira, dia 16.

A faixa-etária seguinte, das pessoas com 54 anos, começará a ser imunizada no feriado de 9 de julho, daqui 29 dias. Os que têm entre 50 e 53 anos tomam a primeira dose dentro de mais 40 dias.

A contagem regressiva se encerrará em 108 dias, quando entrarão na fila os integrantes do último grupo, dos jovens entre 18 e 24 anos, que receberão a vacina a partir de 28 de setembro. 

Pelo novo calendário, cada faixa-etária terá a sua imunização antecipada, em média, por duas semanas. Com isso, o estado agora prevê vacinar toda a população adulta com pelo menos uma dose até 18 de outubro – e não mais em 31 de outubro.

O calendário projetado pelo governo do estado se baseia no cronograma de entrega de doses pelo Ministério da Saúde.

Fase emergencial é prorrogada em São Paulo

Ainda que o calendário de vacinação tenha trazido sinais de esperança, a pandemia segue inspirando preocupação das autoridades e, por isso, a fase emergencial foi prorrogada.

A etapa de transição da quarentena, que seria encerrada na próxima segunda-feira, agora seguirá valendo até o fim do mês e deverá ser revista só no dia 30.

O anúncio frustrou os setores de comércio e serviços, que esperavam por regras mais flexíveis já a partir da semana que vem. Como a mudança não veio, os estabelecimentos seguem podendo funcionar só até 21h e para 40% do público.