< Voltar

Procura pelo primeiro Título Eleitoral vem crescendo

Publicada dia 18/04/2022 às 12:46:12

procura-pelo-primeiro-titulo-eleitoral-vem-crescendo


Facultativo, o Título Eleitoral para os jovens de 16 até 18 anos estava sendo o menos procurado da história. O número de novos títulos perante o número de jovens aptos a requisitarem o documento chamou a atenção nos últimos meses. Com o prazo final em maio para a requisição, muitos estão deixando para a última hora ou realmente estão desinteressados da política e em exercer o direito ao voto.

O prazo para tirar o primeiro Título de Eleitor, regularizar a situação do documento ou solicitar transferência do local de votação termina em 4 de maio. Após a data, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros. 

O Brasil encerrou o mês de março com apenas 1,05 milhão de pessoas de 16 e 17 anos com Título Eleitoral, o que representa 17,32% da população nessa faixa etária. O engajamento dos jovens é o menor registrado para a época desde 2004, momento em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a fazer levantamentos mensais.

Vendo os números baixos iniciou-se uma campanha de incentivo para que o jovem tire seu Título. Artistas pop que fazem sucesso entre este público passaram a se pronunciar sobre o tema. A cantora Anitta chegou a divulgar que para o fã tirar foto com ela tinha que apresentar o título.

Durante o recente festival Lollapalooza muitos cantores falaram no palco para os jovens providenciarem o documento e para votar. A facilidade para tirar o documento é muito grande, todo o processo é feito online e o documento é disponibilizado para o app e-título já dando o direito ao voto nesta eleição presidencial. Mesmo assim ainda vinha tendo pouca adesão.

No entanto, após muitos artistas se pronunciarem os jovens parecem terem “acordado”. As novas notícias nacionais agora mostram crescimento na faixa de 30% na procura pelo documento. Em Santa Cruz não é diferente, no Cartório Eleitoral os funcionários têm sentido um aumento na busca pelo título.

A estudante Isabella Saliba completou 18 anos e não faz mais parte do grupo dos facultativos, mesmo assim revelou que ainda não tirou o título por acabar deixando para o próximo dia e ir passando. Ela afirma que sabe a importância do voto e não quer deixar de votar nesta eleição presidencial. “Vou fazer esta semana sem falta. Não tirei o título antes, pois quando fiz 16 era eleição municipal e acabei não tendo tanto interesse. Desta vez não quero ficar de fora. Acho importante o jovem participar da política, cada voto conta”, argumenta.

Questionada se os amigos também não fizeram o título e se são desinteressados por política, a jovem explica que no seu ciclo de amizades percebe que estão antenados e querem votar sim, é que possuem realmente o costume de deixar para a última hora.

Já Guilherme Akio Viol Sakoda, 17, decidiu tirar o Título antes por entender que os jovens devem se posicionar mais e estarem engajados na política. “Nosso futuro, seja nas universidades ou no mercado de trabalho, está 100% ligado à política, então nosso posicionamento e voto tem influência direta”, disse.

Ele fez mais que isso, criou uma campanha entre os amigos pedindo que todos tirem o Título e posta diariamente algum colega que já concluiu. “Uma andorinha não faz verão, né.. então é importante que, não só eu, mas que todos os jovens deixem de lado a alienação para se importarem com a situação política do Brasil hoje. Por isso nas minhas redes sociais eu venho intensificando cada vez mais as campanhas para que todos os que já podem votar, regularizem seu título”, pontuou.