< Voltar

Indicação de kit covid causa polêmica na Câmara

Publicada dia 13/04/2021 às 14:56:10

Pedro Figueira

indicacao-de-kit-covid-causa-polemica-na-camara

Thaís Balielo


O vereador Juninho Souza foi o protagonista de novas polêmicas na sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 12 de abril. Ele apresentou uma indicação destinada ao poder executivo para a aquisição de kits de medicamentos para tratamento precoce contra o novo coronavírus para todas as Unidades de Saúde.

Durante a sessão a indicação, que não necessita de votação, foi então encaminhada sem discussões. No entanto, a polêmica seguiu durante o uso da palavra de diversos vereadores que criticaram a indicação do parlamentar, principalmente em um momento com tantas mortes de santa-cruzenses.

Em um primeiro momento a indicação do vereador constava nomes de medicamentos e ele chegou a defender o tema nas redes sociais, no entanto, após críticas, retirou a indicação e a reapresentou sem os nomes dos medicamentos como cloroquina, ivermectina, dipirona, azitromicina e dexametasona. É importante ressaltar que o próprio laboratório que produz a ivermectina (remédio contra verme) desaconselhou o uso contra covid. O uso indiscriminado deste medicamento já vem trazendo consequências a pacientes causando graves problemas hepáticos, necessitando de transplante e até levando à morte.

Após a sessão, durante entrevista à órgãos de imprensa, Juninho se atrapalhou para explicar a indicação. Questionado sobre o que seria o termo off label, constante em sua indicação, o vereador não soube explicar do que se tratava. Ele alegou que apenas queria que os remédios estejam disponíveis para os médicos prescreverem conforme achassem melhor. Porém, não há notícias de falta de medicamentos, e os médicos já prescrevem os remédios que entendem necessários para cada caso, conforme os protocolos de tratamento utilizados em Santa Cruz.

Cabe explicar que o termo “off label” são medicamentos que são usados para outros fins que não os indicados em sua bula. Apesar da explicação constar na indicação, o vereador não demonstrou ter conhecimento do que estava apresentando. A situação já está causando certo “reboliço” nas redes sociais com críticas ao vereador.