< Voltar

Morador denuncia envenenamento de animais

Publicada dia 05/10/2021 às 10:46:09

morador-denuncia-envenenamento-de-animais


O morador do bairro Jardim Fernanda, em Santa Cruz do Rio Pardo, Marcos Salandin, teve um gato envenenado em uma semana e outro desapareceu na semana seguinte. Vizinhos também sofreram com envenenamento de gatos e desaparecimentos nos últimos meses. Sua gata continua desaparecida e seu gato que foi envenenado conseguiu se recuperar, o animalzinho de sua vizinha já não teve a mesma sorte e morreu envenenado na última semana.

Marcos foi desencorajado a fazer Boletim de Ocorrência, pois sem provas ou suspeitos ficaria difícil pegar o autor dos crimes. “Estava um pouco desorientado, mas ainda irei tentar registrar o Boletim, pois se todos registrarem pode ser que uma providência seja tomada”, diz.

Envenenar animais é crime previsto em lei, com multa prevista de R$ 3 mil e pena que pode variar de três meses a um ano e quatro meses de prisão. Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Ele conta que seus animais sempre ficam dentro de casa e no máximo ficam na calçada. Quando o seu gato começou a passar mal, a princípio pensou que podia ser algo que ele tinha comido, mas aí começou espumar pela boca e não conseguiu parar nem sentado. Marcos levou o animal ao veterinário que conseguiu salvar a tempo. Pelos exames de sangue feitos, acredita-se que foi usado veneno de rato, o famoso “chumbinho”.

O veneno conhecido com chumbinho tem sua comercialização proibida no Brasil, mas pelo histórico de envenenamentos com a substância acredita-se que não seja difícil de encontrar para comprar.

“Aqui na minha rua a maioria dos vizinhos tem gatos e estamos todos preocupados. Suspeitas até tem, só não da pra apontar o dedo sem ter como provar. É muita coincidência que isso só acontece de domingo pra segunda. Todos os gatos daqui têm sumido ou sido envenenados na virada da semana. No total são quatro gatos que eu sei até o momento, e três deles foram de domingo pra segunda”, conta.

Na quinta-feira, 30, moradores do Eldorado (bairro vizinho) também publicaram em suas redes sociais denúncias de envenenamento de animais. “Já não é a primeira vez que isso acontece aqui na região”, alertou.