< Voltar

UMMES realiza videoconferência para criar plano contra Covid-19

Publicada dia 18/01/2021 às 15:38:47

Reprodução

ummes-realiza-videoconferencia-para-criar-plano-contra-covid-19

Renan Alves


A UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) realizou na sexta-feira, 15, uma videoconferência com prefeitos e secretários de saúde da região e o Ministério Público para tratar sobre um plano de enfrentamento à Covid-19 e os desafios do desenvolvimento econômico dos munícipes que pertencem à entidade. O projeto foi de iniciativa do presidente da entidade e prefeito de São Pedro do Turvo, Marco Aurélio Oliveira Pinheiro.

A pauta consistiu no debate acerca do tema, explanado pelos membros do Ministério Público convidados os promotores Marcelo Saliba e Adelino Lorenzetti Neto, no intuito de se construir uma frente regional de atuação para o desenvolvimento de medidas uniformes que atendam as necessidades de nossos Municípios.

“A ideia foi colocar os municípios lado a lado para desenvolverem ações em conjunto. Foi uma discussão bastante construtiva. Um primeiro passo para estabelecer decisões iguais para todos os municípios”, destacou o assessor jurídico da entidade, Renan Oliveira Ribeiro.

Nos próximos dias a UMMES deve divulgar uma carta para os membros com ações que deverão ser seguidas pelos municípios pertencentes. São eles Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Timburi, Ibirarema e Campos Novos Paulista.

A UMMES é um consórcio que pode contratar, licitar, realizar obras e até captar recursos fora do país para os projetos em desenvolvimento. Anualmente, a por meio da Assembleia Geral, se elege um dos prefeitos para ocupar a presidência e executar os projetos. A principal meta da UMMES é estabelecer soluções regionais eficazes para questões locais, como serviços da área de saúde, desenvolvimento turístico, mobilidade, gestão ambiental, campanhas contra endemias, entre outras.