< Voltar

Estilo de vida vegano gerou renda extra para família

Publicada dia 07/01/2021 às 13:35:50

Thaís Balielo

estilo-de-vida-vegano-gerou-renda-extra-para-familia

Thaís Balielo


Vegetarianos e veganos estão se tornando um público cada vez maior, porém as opções de comidas nem tão grandes assim. Pensando nessa demanda, a gerente da agência do INSS em Santa Cruz, Fernanda de Souza Ribeiro e Souza, 40, montou um novo negócio familiar para vender lanches sem nenhum produto de origem animal.

Santa-cruzense, ela residia em São Manuel até 2019, quando conseguiu a remoção para trabalhar na agência do INSS de sua cidade natal. “Sempre amei cozinhar. Em São Manuel já fazia pudins para vender. Acredito que cozinhar ajuda a relaxar e o trabalho no INSS não é tão relaxante assim”, brinca.

Fernanda começou sua transição para o veganismo em julho de 2019. “Então fazer pudim já não fazia mais sentido visto que envolve exploração animal. Meu irmão Isaac já trilha essa estrada do veganismo a mais tempo e é minha inspiração diária. Então nós sempre trocamos receitas veganas e cozinhamos. Ele começou a vender em Ourinhos e foi um sucesso”, conta.

Com o crescimento do público vegano e vegetariano e sentindo uma carência de opções para comer fora, ela teve a ideia de seguir a linha de lanches que o irmão vende em Ourinhos. “Meu marido abraçou a ideia e minha filha de 12 anos, que é vegetariana, pediu para participar com a gente. Eu e meu marido cuidamos da cozinha e ela ajuda com os pedidos. Ela ama essa causa dos animais”, relata.

A caçula de 5 anos gosta de dizer que é vegana. “Claro que rola um docinho ou guloseima quando saímos. Procuro não cobrar tanto delas, mas acaba sendo uma coisa natural, parte delas mesmo. Minha maior referência é meu irmão Isaac. Um homem incrível e revolucionário. Para nós é muito mais que ganhar uma renda extra. É espalhar o veganismo mostrando o lado gostoso e bonito. E não só todo o sofrimento que nossos irmãos mais inocentes passam sendo abatidos”, pondera.

A lanchonete Bicho Solto funciona no sistema de delivery. São quatro opções de lanches, sem nada de origem animal. A base do hambúrguer é feijão fradinho. O “bacon” é soja. “Nós produzimos todos os preparos do zero. A levedura nutricional trás o gostinho de queijo ao nosso cheddar, nosso pão também não leva ovos e leite. Todas as receitas foram criadas pelo Isaac e nossa maionese é feita com semente de girassol. Nós fazemos a geleia de pimenta, o creme de mandioquinha, o cheddar vegano e os hambúrgueres”, revela.

Bolo de fubá vegano com a casquinha crocante

Ingredientes

  • 2 xícaras de fubá́;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 xícara de água (pode ser leite vegetal);
  • 1 colher de óleo vegetal;
  • 1 colher de fermento químico;
  • Aproximadamente 2 xícaras de açúcar;
  • Erva doce a gosto.

Modo de preparo

  • Misture todos os secos (menos o fermento). Depois adicione a água, o óleo, por último o fermento.
  • Untar a forma com óleo, polvilhar fubá. Adicionar a massa e por cima, antes de levar ao forno, adicionar uma mistura de açúcar com canela. Isso que vai dar a crocância no bolo.
  • Assar no forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos mais ou menos.