< Voltar

Educação realiza 1º seminário de boas práticas da educação infantil

Publicada dia 28/11/2022 às 12:24:55

educacao-realiza-1-seminario-de-boas-praticas-da-educacao-infantil

Giovana Dal Posso


Dia 10 de novembro, quinta-feira, a Secretaria de Educação de Santa Cruz Do Rio Pardo realizou o 1º Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil com o tema “A escuta das crianças pequenas”. Segundo Renata Dezzo, secretária da educação, a ideia do seminário surgiu “pois queríamos fazer dele um momento de aprendizado em que nós pudéssemos ouvir palestras, trazer um pouco da teoria e ao mesmo tempo em que fosse um momento de mostrar um pouco do nosso trabalho que vem sendo feito na educação infantil, com trocas de experiência entre os profissionais”.

O público alvo do evento foram os professores, monitores e equipe gestora do município. Foram convidadas também as escolas particulares da cidade e escolas de municípios vizinhos da região, somando por volta de 250 pessoas presentes. Ao todo, mais de 17 escolas participaram do evento.

Segundo Renata, a escolha do tema se deu, pois, a escuta das crianças pequenas foi um assunto muito estudado pelos profissionais durante o ano de 2022, em momentos de formação. “Para fechar esse tema de estudos, nós achamos que seria interessante abordar esse tema que já vinha sido trabalhado na rede e que é de extrema importância para o trabalho com os pequenos, que é propor um trabalho a partir das escutas das crianças, dos seus interesses, das duas vontades e curiosidades”, explica. 

Para ela, é importante a realização de projetos como esse na área da educação, e as expectativas são que eles continuem acontecendo nos anos seguintes: “Com certeza realizaremos um segundo e um terceiro”.

Outro ponto importante é a valorização dos profissionais. “Nós tivemos além das palestrantes as professoras que vieram de fora para abordar esse assunto e professoras da própria rede apresentando seus trabalhos e práticas”, conta. “É um momento de valorização dos profissionais aqui da rede que realizam um trabalho de ponta e muita qualidade”.

A data do seminário coincidiu também com a data de uma sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores de Santa Cruz, onde um vereador havia proposto um projeto que aumentaria a carga horária desses profissionais, o que por ora dificultaria a realização de trabalhos como esse realizado.