< Voltar

Chapa Avança Santa Cruz foca em profissionalização para a ACE

Publicada dia 07/11/2022 às 13:12:58

chapa-avanca-santa-cruz-foca-em-profissionalizacao-para-a-ace


Na próxima quarta-feira, 09, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Santa Cruz realizará suas eleições para definir a nova diretoria para o triênio de 2023 a 2025. Buscando trazer mais profissionalização e fomentar o mercado de trabalho da cidade, a chapa Avança Santa Cruz concorre para ocupar os cargos.

Em agosto, a equipe anunciou a candidatura por meio de uma coletiva de imprensa, e desde então ela vem apresentando algumas de suas propostas por meio de entrevistas nos programas santa-cruzenses e visitas aos mais de 700 comerciantes da cidade associados à ACE.

Dentre as mais de 25 propostas, é possível encontrar um enfoque na profissionalização tanto dos funcionários das empresas quanto da população santa-cruzense geral. Segundo Renan Alves, presidente da chapa, em suas visitas aos empresários, um dos pontos levantados é a falta de mão de obra qualificada para determinados serviços ou dos que já estão empregados. 

Uma novidade que chama atenção seria a implementação de cursos profissionalizantes com vagas garantidas, onde de acordo com a demanda de vagas, o público terá a oportunidade de se inscrever e participar das atividades, e após a conclusão e entrega do certificado, o cidadão já sairia da sala de aula direto para uma vaga de experiência de três meses na área em que realizou o curso.

Outra proposta importante seria a transparência da ACE através de contas públicas, já que mesmo existindo há quase 50 anos e sendo uma sociedade sem fins lucrativos, os próprios associados não têm acesso para saber como sua mensalidade é gasta ou quais compras são feitas pela entidade.

A implementação da tecnologia a favor dos associados também é outra ideia discutida pelo grupo - com a modernização, é possível usar os meios de comunicação para ajudar na tomada de decisões da entidade. Isso se deu pelo motivo de que muitas pessoas não têm tempo ou disponibilidade para se locomover até o prédio da ACE quando é necessário a realização de assembleias para votar em decisões. Um exemplo recente foi a compra do prédio que a atual diretoria da associação realizou - já que muitos associados nem sabiam da reunião para a votação da compra ou não puderam participar, visto que a mesma aconteceu de forma presencial.

Já demonstrando a proatividade e luta pelos comerciantes, na última semana a chapa protocolou um pedido para que os associados das cidades de Espírito Santo do Turvo e São Pedro do Turvo tenham ponto de votação nestas eleições. O feito é inédito, e está sendo implementado pela primeira vez. Ambas as cidades também fazem parte da ACE santa-cruzense e ao todo somam mais de 40 empresários - o grupo alegou que o voto é direito dos associados, já que a entidade os aceita em seu quadro associativo e disponibiliza um funcionário mensalmente para entrega de boletos físicos.

Assim como na eleição anterior, não haverá debate entre os candidatos à presidência da Associação. Isso acontece porque o atual presidente da chapa Experiência em Ação, José Sanches Marin, não aceitou participar mesmo sendo proposto a ele em diversas ocasiões.

Ao todo, o grupo Avança Santa Cruz é formado por 22 empresários de diversos segmentos do comércio. O presidente da chapa é Renan Alves, jornalista e fundador do Grupo Atual Comunicação. Na vice-presidência, se encontra Francisco Junior Bibiano, advogado sócio proprietário da Francisco Advogados há mais de 10 anos. O primeiro e segundo secretário são, respectivamente, Luiz Henrique Pegorer (Bafari Brasil), e Carolina Singolani Didoné (Santa Cruz Seguros). Na tesouraria, foram escolhidos Thiago Manfrim (Special Dog Company) como primeiro tesoureiro, e Joira Lima (Lima Contabilidade) como segunda tesoureira.

A chapa ainda é formada por Paulo Sanchez (Tintas MC), Gisele Neves (CVC Santa Cruz), Guilherme Yoneda (Supermercado São Sebastião), Amanda Carvalho (Carlos Brusman), Silvia Sakoda (Casa do Bebê), Euclides Garcia (Sefert Cerealista), João Rafael Nantes (Imobiliária Status), Rafael Franciscon (Queen’s Santa Cruz), Bruno Vuolo (BVX), Camila Daparé (Rio Pardo Materiais de Construção), Renata Carrer (New Bike Center), José Almeida (Casa do Celular), Julinayde Adorno (Código Kid), Eliana Mendonça (Stoke Papelaria), Fernando Andrade (Majesty Cosméticos), e Brunno Campideli (Posto Brasília).