< Voltar

Campanha de doação de sangue acontece no próximo sábado

Publicada dia 06/05/2022 às 14:49:18

campanha-de-doacao-de-sangue-acontece-no-proximo-sabado


A Rede de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Rio Pardo através do Hemonúcleo Regional de Jaú, Fundação Amaral Carvalho, realiza em Santa Cruz do Rio Pardo no próximo sábado, 7, mais uma campanha de doação de sangue.

O evento acontecerá no salão de festas do Lar São Vicente de Paula (Rua José Epifânio Botelho, 850) das 7h30 às 11 da manhã.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir alguns passos como estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Ter entre 18 e 65 anos de idade com peso mínimo de 50 quilos. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar desde estejam acompanhados com responsável, ambos com documentos.

Não estar tomando medicamentos. Anti-inflamatórios, antibióticos devem aguardar 15 dias, já para vacinados o prazo é de um mês. Não estar grávida ou amamentando, não ser portador de chagas, sífilis, hepatite ou HIV, não ter frequentado região de malária nos últimos 6 meses e não ter tido convulsões depois dos 2 anos de idade.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus, estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação. Assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste. Quem realizou isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.