< Voltar

Alunos da ETEC e Sinharinha se unem para eleição de Grêmio

Publicada dia 03/05/2022 às 10:49:12

alunos-da-etec-e-sinharinha-se-unem-para-eleicao-de-gremio


As escolas ETEC Orlando Quagliato e Escola de Ensino Integral Sinhairinha Camarinha se uniram em um projeto de eleições de Grêmio Estudantil. Os alunos integrantes do grêmio da ETEC, sob supervisão do professor Ricardo Selani elaboraram um software para a criação da urna eletrônica onde houve a eleição do grêmio da escola Sinharinha. A eleição ocorreu na quinta-feira, 28, e o resultado do pleito entre seis chapas já saiu no mesmo dia.

“Ao estudar a lógica de programação e analisar os procedimentos de votação de uma urna eletrônica, desenvolveu-se um programa utilizando a interface de desenvolvimento Delphi, deixando o programa bem similar ao da urna utilizada nas eleições, incluindo até mesmo o ‘barulhinho’ tão peculiar”, disse Selani.

Os alunos da Etec que participaram da elaboração do programa foram Rafael Brabo, Julia Piccin, Vinícius Almeida, Fabiana Cornélio, Isadora de Queiroz, Maressa Nicoleto, Dayane Evangelista, Taynara Bueno, Vanessa da Fonseca, Isabela Alves, Ana Julia Silva, Ana Laura Oliveira, e Mateus Gonzaga, juntamente com o professor Ricardo Selani.

Além de facilitar a apuração dos votos dos 762 alunos com segurança e agilidade, a parceria para a votação na urna eletrônica também serviu para como forma de instigar o voto democrático e o protagonismo juvenil. “Uma forma interessante de incentivar o engajamento, e que proporciona uma experiência democrática, é a criação do grêmio estudantil: semelhante ao processo eleitoral, cidadãos escolhem os representantes dos seus interesses”, disse a vice-diretora do Sinharinha Graciela Frasson Begueto Godoy.

No grêmio escolar, os alunos votam em um grupo de estudantes para formar uma chapa, que será responsável por dialogar previamente com todos os colegas e encaminhar à diretoria e equipe pedagógica da escola os desejos, pensamentos e opiniões do restante da turma.

“Pode-se dizer que a democracia gera democracia, onde se observa o apoio de um grupo democrático e atuante que expressam esses conceitos de cidadania, solidariedade e democracia absorvidos na sociedade e na escola, para juntos ajudar o exercício da democracia na Escola de Ensino Integral Sinharinha Camarinha”, disse Graciela.