< Voltar

Skate nas Olimpíadas aumenta procura pelo esporte

Publicada dia 12/08/2021 às 15:02:06

skate-nas-olimpiadas-aumenta-procura-pelo-esporte


A entrada do skate como modalidade olímpica tem trazido ao Brasil bons frutos. Rayssa Leal, Kevin Hoefler e Pedro Barros conquistaram três pratas para o país no primeiro ano do esporte nos Jogos Olímpicos. Com isso, o interesse pela modalidade, principalmente entre os adolescentes, já começa a aumentar.

O comerciante Jeferson Cardoso, proprietário de uma loja de artigos de skate, afirma que percebeu algumas vendas por causa das Olimpíadas. “Ainda nada muito expressivo, já que sempre tenho novos clientes querendo iniciar no esporte. Houve algumas pessoas que vieram à procura por ter visto as Olimpíadas sim, mas não muito fora do normal. Acredito que irá refletir ainda. O skate nas Olimpíadas causará uma procura maior daqui para frente”, diz.

Gustavo Biazoti Fontana, 11, é amante dos cavalos, pratica laço comprido e três tambores, mas quando viu a Rayssa na televisão se interessou pelo skate. Com seu amigo, que consegue o skate emprestado do tio, ele foi para a pista para aprender. “Estou pensando em pedir um skate, estou gostando”, afirma. O amigo Vitor Hugo Criveli Peixoto, 12, começou a andar com 6 anos, mas não tem skate, só anda com o equipamento do tio.

O skate nas Olimpíadas também incentivou que já andava a voltar para a prática. É o caso de Luan Gustavo Carvalho dos Santos, 17, que tinha skate e parou de andar quando começou a trabalhar. “Quando vi a Rayssa nas Olimpíadas bateu uma saudade. Peguei o skate e voltei a andar faz uma semana. Percebi um pessoal diferente, muita gente nova começando a andar. Ainda não reencontrei o pessoal que andava antes comigo”, conta.

Felipe Moura Gama, 13, já anda de skate há algum tempo e acompanhava Rayssa, que tem a mesma idade sua. “Gosto muito de praticar este esporte. Se estou triste pego meu board, vou para a pista e já ganho meu dia quando acerto umas manobras”, afirma.

Seu primeiro skate foi com 8 anos. “Não sabia muita coisa, mas depois que cresci fui tentando e agora já faço manobras. Tenho vontade de participar de competição, mas preciso treinar mais. A Rayssa incentivou muitos que já andavam a voltar e novos jovens querendo começar”, diz.

Chamando a atenção na pista pela sua destreza nos patins, a jovem Rafaela Marquesin Fernandes, 7, pratica desde os 3 anos. Perguntada pela reportagem, ela não sabia sobre a medalha da Rayssa no skate, mas é apaixonada por patinação no gelo. Apesar de nunca ter praticado, relata que vê as competições na televisão e tem o sonho de ganhar uma medalha na modalidade. Ela ganhou seu primeiro patins aos 3 anos e aprendeu com a ajuda de uma tia. Apesar de não estar inteirada das medalhas do skate ela afirmou que tem vontade de ganhar um para aprender.