< Voltar

Atividade ao ar livre ajuda quem não se adapta à academia

Publicada dia 22/04/2022 às 11:43:10

atividade-ao-ar-livre-ajuda-quem-nao-se-adapta-a-academia


Praticar atividade física dentro das academias pode ser uma atividade pouco prazerosa para algumas pessoas. Pensando nisso a educadora física Francislaine Castanheiro, conhecida como Fran, resolveu chamar um grupo de mulheres para praticar exercícios nas praças da cidade. A ideia foi se espalhando e agora já existem turmas em Santa Cruz e em Caporanga.

Fran conta que a ideia surgiu junto da pandemia. Seus alunos particulares não queriam mais treinar em ambiente fechado, então sugeriu a atividade na praça. “Logo após o início das aulas particulares em uma conversa com minha prima, tivemos a ideia de montar grupos com um valor acessível para que qualquer pessoa pudesse treinar. A maioria são mulheres que sentiam vergonha de treinar em academias, pessoas que já conheciam meu trabalho, e pessoas que simplesmente gostaram da ideia de treinar ao ar livre”, relata.

A profissional garante que no grupo sempre incentivam umas as outras para continuar com os treinos, se alimentar melhor e se amar. “Gosto de saber que estou ajudando as pessoas a saírem da sua zona de conforto, de saber que estou ajudando a se sentirem melhor com a sua imagem, além de melhorar a saúde. Muitas meninas me falaram do bem que os treinos estão fazendo não só para o corpo mais para mente também”, revela.

Os treinos em Santa Cruz ocorrem às terças e quintas-feiras na praça Carlos Queiroz (Feira da Lua), e às segundas e quartas-feiras o treino ocorre na praça de Caporanga. “Outra coisa legal é que a maioria das meninas tem filhos, e como estamos fazendo ali na praça da Feira da Lua, as mães conseguem treinar enquanto as crianças se divertem no parquinho, argumenta.

Fran explicou que as aulas são de ginástica localizada, que é voltada para o fortalecimento de membros inferiores e superiores; e circuito funcional, que é mais acelerado e voltado para perda de peso. Ela garante que o treino pode ser praticado por todas as pessoas, pois consegue adaptar os exercícios para a idade e condições físicas de cada um.

Sobre as vantagens de treinar ao ar livre, Fran argumenta que são inúmeras. “Traz a sensação de liberdade, você pode desfrutar a natureza ao redor, e isso te ajuda a diminuir o stress do dia-a-dia. Como o treino é em grupo, ainda tem a vantagem de poder fazer novas amizades”, cita.

Uma das alunas, Thayane Furtado Sacramento Marangoni conta que resolveu participar do grupo de aulas por conta da vantagem do local. Com uma filha de 11 anos e dois filhos de 6 e 3 anos, o parquinho ao lado de onde ela treina facilita muito. “Quando eu treino, consigo ficar de olho neles ao mesmo tempo em que cuido de mim. Sinto que estou podendo proporcionar a eles lazer e brincadeiras, ao mesmo tempo eles presenciam que a mãe cuida de si e eles podem estar junto”, argumenta.

Também aluna, Silvia Camiloti revela que nunca gostou de ficar fazendo exercícios dentro de um local fechado. Por este motivo mesmo que ela pratica ciclismo pelas estradas rurais da cidade. Quando foi convidada a participar do grupo de atividades na praça chegou a relutar, mas após ir conferir não largou mais. “A gente não se sente preso, respirar o ar puro faz com que a gente se sinta livre e em paz”, afirma.