< Voltar

Venda de ovos cresce e franquia expande negócios

Publicada dia 12/04/2022 às 15:02:46

venda-de-ovos-cresce-e-franquia-expande-negocios


A páscoa este ano ocorre no dia 17 de abril. A data é uma comemoração religiosa, mas se tornou sinônimo de chocolate desde a vinculação dos ovos de páscoa à data. Este ano, os preços dos ovos nos supermercados têm assustado os consumidores que têm preferido comprar ovos caseiros ou bombons.

Esta tendência já foi sentida em anos anteriores, fazendo com que as marcas reduzam a oferta de ovos e os mercados reduzam o número de ovos expostos. Na contramão desta tendência, uma franquia de chocolates na cidade tem visto suas vendas crescerem durante a pandemia, o que fez com que fosse aberta uma segunda loja da marca.

Proprietária da franquia Cacau Show em Santa Cruz, Patrícia Camilo relatou que a franquia insistiu para que abrissem a segunda unidade, apostando no potencial da cidade. Ela relata que as vendas de chocolate aumentaram na pandemia, pois o empenho para conseguir vender através das redes sociais e WhatsApp gerou um novo cliente que segue comprando desta forma. Neste ano ela já sentiu um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano anterior, apesar do aumento de preços. “Aprendemos a lidar com as vendas online. Na loja nova, mais da metade das vendas foram por WhatsApp”, revela.

Patrícia relatou que a linha infantil costuma ser a primeira a esgotar. “Sabendo disso, os pais procuram antecipar as compras dos ovos dos filhos e aceleram as vendas logo no início. Quem deixa para a última hora fica sem. Esta semana quase toda a linha infantil já esgotou”, afirma.

Um diferencial este ano é a linha pensada nos adolescentes. São ovos com temas de séries da Netflix como La Casa de Papel e Stranger Things e com brindes divertidos como almofadas, porta celulares, e baldes de pipoca. A linha Capricho também faz a alegria dos jovens com kit de autocuidados. Além dos clássicos com preços mais acessíveis, os recheados da linha gourmet fazem muito sucesso como o lançamento Banoffee, e o Mil Folhas de Avelã.

Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as vendas da Páscoa de 2022 devem movimentar R$ 2,16 bilhões no varejo brasileiro. O valor significaria uma alta aproximada de 1,9% em relação a 2021 (R$ 2,12 bilhões), já com o desconto da inflação. Porém, o montante previsto ainda é 5,7% menor do que o registrado no pré-pandemia.

A expectativa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) é de um aumento de 5% em volume nas vendas de ovos, para 9,5 mil toneladas, que ainda vão ficar abaixo das 10 mil toneladas vendidas em 2019, antes da pandemia. Já o preço médio dos chocolates deve saltar 12% este ano, diz a associação.