< Voltar

Patês caseiros se tornaram nova fonte de renda de família

Publicada dia 15/01/2021 às 10:17:32

Thaís Balielo

pates-caseiros-se-tornaram-nova-fonte-de-renda-de-familia

Thaís Balielo


Com o marido trabalhando na venda de frios, Silvana Rosalem Mariani, 53, sempre aproveitou os produtos para fazer patês caseiros e servir amigos e familiares, mas nunca pensou que isso se tornaria um negócio. Os elogios aos seus patês eram constantes, mas trabalhando fora não pensava em vender os produtos, apesar dos conselhos para isso.

Após muitos anos trabalhando na cidade de Ourinhos e tendo de viajar todos os dias, cansou dessa rotina e resolveu ficar em casa. Então começou timidamente a fazer alguns patês e antepastos para vender para os amigos, mas logo voltou a trabalhar e deixou o projeto de lado.

O filho Pedro sempre aconselhava para investirem no negócio de patês, mas Silvana protelava. Trabalhando em uma agência de viagens, viu o movimento cair com a pandemia e lembrou-se do conselho do filho. Então, resolveram anunciar nas redes sociais. Na primeira semana venderam 70 patês e mais quase 200 na segunda. “Pessoas encomendavam e vinham buscar no fim de semana. O negócio foi crescendo e agora vendemos no comércio e mercados”, conta.

O negócio cresceu rapidamente e a família foi acompanhando a demanda e investindo. No segundo mês de venda criaram as embalagens e rótulos. O nome Vovô Porco, vem do marido Rômulo que é conhecido como Porcão.

“É uma empresa bem familiar, trabalhamos na produção eu, minha mãe, minha funcionaria Érica com a filha dela que nos ajuda, ficamos na produção. O Rômulo ‘Porcão’ fica nas vendas, o Pedro fica na parte burocrática e nas redes sociais e temos também o André Manfrin que faz as entregas. Além da minha sobrinha Luana que ajuda nas entregas em casa e na colagem das etiquetas das embalagens”, relata.

Após quatro meses do início das vendas construíram uma cozinha industrial para a produção. Possuem também uma câmara fria para o armazenamento dos produtos.

Silvana conta que a paixão pela cozinha veio crescendo vendo a mãe cozinhar. “Já fazia o patê de provolone em casa e então os amigos foram dando dicas, para fazermos de alho-poro, azeitonas pretas, e fomos criando novos sabores”, diz. Eles vendem patês de provolone e os de muçarela com alho-poró, azeitona preta, azeitona verde, ou presunto.

Já possuem representação em quase todos os mercados de Santa Cruz, além de Manduri, no Posto Brasília, e em Espírito Santo do Turvo. “Temos amigos que vem de outras cidades com encomendas para levar. Tem gente de São Paulo que leva pra vender no condomínio. Acabamos de firmar uma parceria para começar a levar os produtos para toda região. Em breve teremos uma novidade que será o patê de muçarela com palmito”, revela.

Receita

Macarrão do Porcão

  • 500 gramas macarrão cozido al dente;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 cebola;
  • 5 colheres de óleo;
  • 2 potes de patê de presunto.

 

Modo de fazer

  • Cozinhe o macarrão al dente e reserve;
  • Em uma panela, coloque o óleo, frite a cebola e o alho ate dourar. Acerte o sal à gosto;
  • Mexa tudo e acrescente o patê de presunto Vovô Porco;
  • Sirva quente!