< Voltar

Frota de veículos sofre tendência de queda na região

Publicada dia 06/05/2022 às 17:25:55

frota-de-veiculos-sofre-tendencia-de-queda-na-regiao


Recentemente foram divulgados números sobre queda de carros e motos em circulação na cidade de Bauru. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a frota de automóveis e motocicletas em Bauru perdeu quase 8 mil unidades nos dois últimos anos. Especialistas avaliam que o fenômeno seja resultado de diversos fatores, entre eles a crise econômica, a alta dos preços dos veículos, elevação da taxa de juros e mudanças comportamentais.

Já em Santa Cruz do Rio Pardo não houve queda na frota. Atualmente existem 40 mil veículos cadastrados, porém é possível sentir que menos pessoas estão usando carros devido a alguns fatores como preço do combustível. O diretor de trânsito, Luiz Felipe Hermini, relatou que nos últimos cinco anos houve um aumento de quase 1.500 carros, mais de 600 motos, além de quase 500 camionetes no mesmo período.

Já o motorista de aplicativo Domingos do Carmo sente que muita gente está optando por deixar o carro na garagem. Os gastos com manutenção de veículos, seguro, principalmente em cidades maiores está fazendo as pessoas optarem por usar veículos de aplicativos como 99taxi e Uber.

Em Santa Cruz, Domingos percebe que muitos estão optando por usar os carros de aplicativos para ir ao trabalho, principalmente se precisam gastar com estacionamento ou zona azul com seus veículos. Dividir a corrida com o amigo também faz o percurso compensar. Como a cidade é pequena, e o custo com transporte subindo, muitos ainda estão optando por trabalhar de bicicleta, ou veículos elétricos.

Outra tendência são as pessoas que deixam os veículos nas garagens no dia a dia e usam moto, bicicleta, ou motos elétricas para trabalhar evitando custos com estacionamento e reduzindo o gasto com combustível, porém utilizam o veículo para o fim de semana ou para viagens.